Página Inicial > Notícias > Aprovada...Mazarefes

Aprovada ampliação da Escola de Ensino Básico de Mazarefes

19 Maio 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar o projecto de execução da ampliação da Escola de Ensino Básico de Mazarefes, cuja empreitada será alvo de um ajuste directo pelo valor de 180 mil euros. A intervenção irá permitir, segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, “melhores condições de ensino aos alunos do primeiro ciclo e jardim-de-infância da freguesia de Mazarefes”.

A empreitada, que prevê a remodelação e ampliação do edifício escolar da EB1 e Jardim de Infância de Mazarefes, passará pela ocupação parcial da área a norte da escola existente, através da inserção de dois novos volumes e uma área de recreio coberto no recinto escolar. Assim, e à semelhança do que se encontra com o edifício já existente, a nova intervenção é circundada por um passeio para respeitar a relação entre o edifício pré-existente e a nova zona envolvente.

O projecto inclui a criação de um volume mais pequeno, que faz a transição entre a pré-existente escola e a nova intervenção, serve de elo de ligação entre este e um volume maior. O novo espaço terá arrecadação, instalações para utilizadores com mobilidade reduzida, sala de jardim-de-infância, duas salas novas com acesso ao exterior devidamente equipadas, gabinetes de apoio, cozinha e refeitório e um novo recreio coberto.

Esta requalificação e ampliação serve, segundo José Maria Costa, para proporcionar as melhores condições de ensino no concelho, algo que tem sido política da Câmara Municipal, que tem vindo a qualificar os espaços escolares do concelho. Em fase de obras está a Escola de Afife, um edifício de notável valor patrimonial que está a ser alvo de obras de remodelação e ampliação e estão também aprovados os projectos do Centro Escolar deAlvarães (qualificação e ampliação da escola da Igreja) e o Centro Escolar de Cortegaça – Subportela (remodelação e ampliação do actual edifício).

A Autarquia, no âmbito da sua política de modernização e qualificação do parque escolar, inaugurou recentemente o Centro Escolar de Santa Marta, um edifício de raiz com oito salas de aula para acolher jardim-de-infância e primeiro ciclo, num investimento de 1.5 milhões de euros.

 

Viana do Castelo, 19 de Maio de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo