Página Inicial > Notícias > Apresentação...Eugénia Cunha

Apresentação de peças exclusivas de Eugénia Cunha

18 Agosto 2011

AB35847O Museu do Traje de Viana do Castelo apresenta hoje, dia 18 de Agosto, pelas 18h30, peças exclusivas da estilista Eugénia Cunha. A sessão, que contará com a presença da designer e da Presidente da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia, Gabriela Canavilhas, permitirá aumentar o acervo da exposição “ComTradição - Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa”, patente naquele espaço.

As peças originais e exclusivas da estilista vão, por isso, ser mais um atractivo do Museu do Traje, que tem vindo a apostar na certificação e divulgação dos bordados de Viana do Castelo. Actualmente, está patente na sala de exposições temporárias, a mostra “ComTradição - Criações Contemporâneas inspiradas no traje à vianesa”. Trata-se de uma mostra com criações de estilistas nacionais inspiradas nos trajes de Viana do Castelo, integrando também nomes como Ana Salazar, Helena Cardoso e João Rolo.

A mostra pretende demonstrar que, com os motivos, as cores e os padrões do traje de Viana do Castelo podem ser desenhadas novas criações e, para tal, estão expostas propostas de quatro estilistas nacionais de renome. Paralelamente, podem ainda ser vistas criações contemporâneas de 14 casas e designers.

Esta exposição temporária junta-se à exposição permanente e à nova Sala do Ouro, com peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu, instalado num edifício que albergou o antigo Banco de Portugal de Viana do Castelo.

Recorde-se que o Museu do Traje de Viana do Castelo foi criado em 1997 e nele e, em 2004, foi certificado pela Rede Portuguesa de Museus. Depois de obras profundas de requalificação, reabriu a 21 de Agosto de 2008 apresentando uma nova galeria, sob o nome do etnógrafo Amadeu Costa, uma nova exposição permanente, duplicando a área destinada a exposições temporárias, com condições de controlo ambiental, criando ainda acessibilidades a pessoas com deficiência.

 

 

Viana do Castelo, 18 de Agosto de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo