Página Inicial > Notícias > APPACDM assinou...residencial

APPACDM assinou hoje acordos de colaboração para dois CAO’s e um lar residencial

08 Julho 2016

A APPACDM de Viana do Castelo acaba de assinar com o Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social os acordos de colaboração para o funcionamento dos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) e lar residencial do Cabedelo, repondo assim a normalidade nestas valências de uma das maiores instituições da região.

Os acordos foram assinados entre o Diretor Distrital da Segurança Social e o Presidente da Direção da APPACDM de Viana do Castelo, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Importa referir que estes acordos tinham sido suspensos unilateralmente pelo anterior governo que, numa atitude de falta de consideração pela instituição que, ao longo de quarenta anos prestou relevantes serviços à comunidade vianense e ao Alto Minho na deficiência mental, os revogou.

De lembrar que só depois de diversas iniciativas do autarca de Viana do Castelo junto do atual Ministro e da Secretária de Estado da Inclusão foi possível a revogação das anteriores decisões e o restabelecimento da cooperação entre a Segurança Social e a APPACDM de Viana do Castelo. “É pois um dia importante para o concelho de Viana do Castelo que, desta forma, vê uma resposta social de qualidade a ser novamente contratualizada com o Estado”, referiu o autarca de Viana do Castelo.

A APPACDM tem, neste momento, 12 Centros de Atividades Ocupacionais, sendo que nove são lares, três centros de formação profissional e um centro educacional que empregam 320 trabalhadores e dão apoio a cerca de 750 utentes.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo