Página Inicial > Notícias > Antigos Paços...Tiago Manuel

Antigos Paços do Concelho acolhem “As 1001 Noites” de Tiago Manuel

22 Novembro 2016


Os Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo acolhem, até 11 de Dezembro, uma exposição no âmbito da comemoração do 22.º aniversário da AO NORTE. Trata-se de um conjunto de desenhos elaborados pelo artista Tiago Manuel para o site do filme de Miguel Gomes com o mesmo nome.

A mostra deste artista nascido em Viana do Castelo, organizada pela AO NORTE com o apoio da Câmara Municipal, integra assim um conjunto de desenhos nascidos para integrar o site que retrata a crise no país, designadamente o fim dos Estaleiros Navais.

“Entre setembro de 2013 e agosto de 2014 produzir 42 desenhos para o site do filme “As 1001 noites” de Miguel Gomes, produção O Som e a Fúria com Luís Urbano e Sandro Aguilar. As obras foram criadas a partir dos textos escritos pelos jornalistas Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João de Almeida Dias que, durante um ano, percorreram o país de norte a sul e investigaram as notícias saídas na imprensa diária. Dessa investigação resultaram “verdades” escondidas na superficialidade noticiosa dos jornais. Escolhidas as “notícias” do mês, enviavam-me os textos para eu finalmente mostrar a “última leitura” – aquela que cada um de nós faz nas entrelinhas, nem sempre coincidente, mas seguramente política e humanizada”, escreve o autor.

Tiago Manuel nasceu em 1955 em Viana do Castelo. Fez a sua formação artística com os mestres Aníbal Alcino e Júlio Resende. A sua obra tem sido apresentada no país e no estrangeiro em instituições e galerias de referência. Foi premiado várias vezes e, desde 2000, já publicou 7 dos seus 25 heterónimos (12 livros). Em 2008 criou e passou a dirigir a coleção de banda desenhada "O Filme da minha Vida", editada pela Associação de Produção e Animação Audiovisual AO NORTE, Viana do Castelo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo