Página Inicial > Notícias > Alvarães...Marques Júnior

Alvarães atribui nome de avenida ao Capitão de Abril Marques Júnior

29 Abril 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o Vereador com o pelouro da Coesão Territorial, Luís Nobre, marcaram presença na cerimónia de atribuição de uma placa de homenagem e atribuição do nome de avenida ao Capitão de Abril Marques Júnior, pela Junta de Freguesia de Alvarães.


Na cerimónia, foi também inaugurada a acessibilidade ao apeadeiro de Alvarães, após a construção de uma passagem desnivelada, numa empreitada que veio melhorar os acessos às freguesias de Alvarães e Vila de Punhe.


Recorde-se que, nascido a 3 de julho de 1946, Marques Júnior foi um dos militares responsáveis pela Revolução de 25 de Abril de 1974 que abriu porta ao processo revolucionário e à posterior democratização da sociedade portuguesa. Foi, nessa qualidade, membro do Conselho da Revolução, desde a sua fundação, após o 11 de março de 1975 até à sua extinção, com a revisão constitucional de 1982.


Era licenciado em Ciências Militares e foi homenageado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e com o grau de Comendador da Ordem de Mérito da Costa do Marfim, entre outros títulos militares estrangeiros.


Em 1985, foi eleito deputado à Assembleia da República pelo PRD e depois da sua extinção, passou a ser eleito pelo PS, três vezes pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, partido pelo qual foi deputado até à data da sua morte.


Como deputado, foi vice-presidente da Assembleia e membro de inúmeras comissões parlamentares, da Comissão Permanente e do Conselho de Administração. Era, também, membro da Comissão Politica Nacional do PS.


Era, desde 2008, presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República Portuguesa. Integrava também o Conselho Superior de Defesa Nacional e era vogal das Ordens Nacionais Honorificas Portuguesas.


Foi-lhe atribuído pelo Município de Viana do Castelo, cidade onde viveu na juventude, o título de cidadão de honra em 1999.