Página Inicial > Notícias > Alunos plantaram...Autóctone

Alunos plantaram pinheiros mansos no Cabedelo no Dia da Floresta Autóctone

25 Novembro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, associando-se ao Movimento “Vamos todos Plantar Portugal”, assinalou o Dia da Floresta Autóctone com uma plantação de quarenta pinheiros mansos nas dunas do Cabedelo. Na iniciativa participaram os alunos vencedores de um concurso promovido pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) sobre esta efeméride.

Organizada pelo CMIA de Viana do Castelo em parceria com o Gabinete Florestal da autarquia e no âmbito das comemorações desta efeméride, a plantação foi o culminar de um concurso onde participaram dez turmas de jardins-de-infância e escolas de ensino básico. O objetivo do concurso era criar uma espécie arbórea autóctone através da reutilização de materiais, com trabalhos em três dimensões.

Atualmente em exposição o CMIA até ao último dia do ano, os trabalhos foram sujeitos a apreciação, tendo a escolha recaído sobre o jardim-de-infância de Fieiros do Mar. Para além da escola vencedora, foram ainda nomeadas três menções honrosas: duas para a Escola Básica da Abelheira e uma para a Escola Básica de Areosa.

A plantação dos quarenta pinheiros teve o apoio dos Sapadores Florestais e da Junta de Freguesia de Darque, sendo a iniciativa integrada no Movimento “Vamos todos Plantar Portugal”, que Viana do Castelo integra desde 2008. Este movimento de cidadania ativa pretende unir a sociedade em torno do desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das florestas, agricultura e o meio ambiente

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo