Página Inicial > Notícias > Aleixo de...do Castelo

Aleixo de Queiroz Ribeiro em Viana do Castelo

08 Julho 2009
 

A exposição, que permite uma retrospectiva sobre a vida e obra do escultor Aleixo de Queiroz Ribeiro, pretende ser o mais abrangente e completa possível, dando a conhecer o valor do escultor e o seu significado na história cultural de Viana do Castelo e, por isso, integra obras recolhidas em vários locais, como o famoso busto de Vasco da Gama colocado no jardim do convento de Refoios do Lima e que foi trazido para a mostra com o objectivo de lhe conferir um lugar na produção do artista e no trajecto da história da arte nacional.
 

O escultor Aleixo de Queiroz Ribeiro, nascido em 1868 em Refoios do Lima (Ponte de Lima), foi uma das personalidades que marcou Viana do Castelo, sendo autor de inúmeras peças, de onde se destaca a escultura em bronze do Sagrado Coração de Jesus feita para encimar a Basílica de Santa Luzia e depois alojada em nicho próprio aberto na fachada.


Queiroz Ribeiro, como todos os artistas inovadores, foi alvo de apaixonadas e contraditórias apreciações. Em Viana do Castelo, Queiroz Ribeiro esculpiu também alguns bustos, sendo de destacar o do Conselheiro Joaquim José Cerqueira que se encontra no átrio de entrada do Lar de terceira idade N. Sr.ª da Caridade.


            Viana do Castelo, 08 de Julho de 2009


Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo