Página Inicial > Notícias > “Águas...de Vie”

“Águas em Conta” de Carlos Eduardo Viana no 23º. Festival du Film Documentaire “Traces de Vie”

28 Outubro 2013

O documentário “Águas em Conta “ de Carlos Eduardo Viana vai marcar presença, a 29 de Novembro, no 23º. Festival du Film Documentaire “Traces de Vie”, em Clermont Ferrand. O filme, que será apresentado numa sessão dedicada ao Minho e a Portugal, foi um dos documentários exibidos durante a Semana do Cinema Etnográfico que decorreu em Julho em Viana do Castelo, produzido pela Câmara Municipal e pela Ao Norte.

“Águas em Conta” acompanha a divisão da água de rega na Montaria (S. Lourenço), uma freguesia onde essa partilha é uma tradição ancestral, ainda hoje visível nos seus vários lugares. Regista o depoimento de responsáveis pela gestão da água e de agricultores que a utilizam, bem como os trabalhos comunitários que lhe estão associados, como a limpeza e a manutenção dos regos, levadas e espaços de retenção da água. Foi realizado por Carlos Eduardo Viana e produzido pela Associação AO NORTE para o Museu do Traje de Viana do Castelo, com produção executiva de Rui Ramos.

O filme será exibido em França, num festival que retrata documentários criativos, singulares e múltiplos e que apresenta novas formas cinematográficas de identidade em cada edição. O festival nasceu em 1991 e está em Clermont Ferrand desde 2006 com o objetivo de compartilhar a riqueza do documentário e de abordagens únicas para a realidade e de olhar o mundo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castel