Página Inicial > Notícias > Agenda da...Municipal

Agenda da Inovação apresentada aos dirigentes da Câmara Municipal

07 Outubro 2020

A Agenda da Inovação 2030 Viana do Castelo foi hoje apresentada aos dirigentes da Câmara Municipal. Na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, o Presidente da Câmara afirmou que que a sessão visava dar a conhecer um “documento estratégico” para o concelho, por prever “a atualização de objetivos e a projeção para a próxima década”.


Para José Maria Costa, “os dirigentes do Município têm visão e conhecimento do terreno”, pelo que são elementos cruciais para a preparação do documento. O edil destacou ainda o facto de, através da realização de seis fóruns temáticos, a Agenda da Inovação contar com o contributo de personalidades convidadas que “trazem abertura de espírito e visões diferenciadoras”.


O autarca apresentou o Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, que prevê 15.7 mil milhões de euros financiados a 100% para financiamentos entre 2021 e 2026, o que considerou ser uma oportunidade para o país.


Já Custódio Oliveira, especialista em comunicação política, apresentou a estratégia da Agenda para a Inovação 2030, documento que defendeu como um instrumento de democracia participativa, onde todos os vianenses podem participar para a construção de um futuro comum.


Tendo por base uma metodologia participativa, Viana do Castelo começou assim a preparar a Agenda para a Inovação 2030, que deverá estar concluída no início do próximo ano. O objetivo da Agenda para a Inovação é dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado.


Assim, este deverá ser um documento abrangente e aberto à participação de todos, entre técnicos, especialistas, cidadãos e instituições, refletindo a visão das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo.


O documento será criado tendo por base uma metodologia participativa, que incluirá um inquérito em formato infomail/ RSF, que será enviado a todas as habitações do concelho, convidando os vianenses a darem a sua opinião e remetê-la ao Grupo de Trabalho. Está também disponível uma plataforma online com informação e inquérito online, com a possibilidade de envio de documentos de interesse para a Agenda (http://agendainovacaoviana.pt/).


Será ainda promovido um estudo de opinião sobre avaliação e expectativas dos vianenses; realizando-se também reuniões de brainstorming e focus group após recolha dos inquéritos. O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Viana do Castelo irá também pronunciar-se com um documento, que será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.


O próximo fórum será promovido no dia 16 de outubro, com a presença de Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico e Social, tendo como tema “Os desafios para a cooperação e concertação económica e social no presente e no futuro”.