Página Inicial > Notícias > Acordo de...Monte da Ola

Acordo de colaboração garante obras de 1,5 milhões de euros na Escola Básica e Secundária de Monte da Ola

13 Junho 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assina amanhã o acordo de colaboração que vai permitir um investimento no valor de 1,5 milhões de euros na requalificação da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, situada em Vila Nova de Anha, num momento que vai contar com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Do investimento previsto, 1 milhão de euros será comparticipado por fundos comunitários através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


A assinatura do acordo está agendada para as 14h30 desta sexta-feira, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola.


Neste momento, estão em curso as empreitadas de requalificação da EB 2,3 e Secundária Frei Bartolomeu dos Mártires e da EB 2,3 e Secundária de Barroselas.


Recorde-se que, em fevereiro passado, foi inaugurada a 1ª fase da obra de requalificação da escola Frei Bartolomeu dos Mártires, estando atualmente a decorrer a segunda fase da empreitada. A obra, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação do equipamento de ensino.


O projeto da Frei implicou a criação de um edifício principal e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e a criação de salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. A segunda fase da obra deverá estar concluída ainda este verão, para que a escola inaugure em pleno no próximo ano letivo.


Na mesma altura, foram visitadas as obras de requalificação da EB 2,3 e Secundária de Barroselas, escola que conta com 494 alunos, devendo a empreitada, que vai requalificar um total de 29 salas de aula, estar pronta durante o verão. A empreitada de requalificação e modernização da escola de Barroselas é uma obra que representa um investimento de 1,960 milhões de euros, num investimento cofinanciado pelo programa Norte 2020, através do FEDER, que irá contribuir com um valor de cerca de 800 mil euros, enquanto a Câmara Municipal de Viana do Castelo suporta o resto do custo da obra. Trata-se de uma intervenção de requalificação para adequar a escola às atuais necessidades do ensino e aprendizagem, melhorar o conforto para os seus utilizadores e as condições ambientais e de saúde, já que está prevista a eliminação do fibrocimento, das infiltrações de água e um maior controlo da temperatura ambiente/eficiência térmica do edifício.


No que toca à componente da requalificação das instalações existentes, em Barroselas está prevista a substituição de coberturas, isolamento e impermeabilização de fachadas exteriores da escola, colocação de novas caixilharias, a remodelação integral do espaço de cozinha / cantina / refeitório / espaço de alunos e pavilhão desportivo com colocação de pavimento em madeira flutuante e substituição integral de rede de águas e saneamento e recarga do pavimento do campo de jogos exterior.