Página Inicial > Notícias > “A Falar...colaboradores

“A Falar de Viana” lançada com textos, testemunhos e poesia de 37 colaboradores

28 Julho 2021

Foi lançada mais uma edição da revista “A Falar de Viana”, editada pela Vianafestas, e que reúne textos históricos, testemunhos e poesia da autoria de 37 colaboradores.


A publicação, com coordenação de Rui Faria Viana, integra textos sobre acontecimentos e Viana do Castelos e das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia em 1921, bem como registos sobre Santa Luzia e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, entre outros.


“A Falar de Viana” inicia com o habitual texto de introdução pelo coordenador da revista, Rui A. Faria Viana, bem como com um artigo da Presidente da Comissão de Honra da Romaria d’Agonia deste ano, a atriz Melânia Gomes. A edição conta com a colaboração de autores que abordam temas diversos, que nos dão a conhecer mais sobre Viana do Castelo, sobre a história, sobre os usos e costumes, representando um repositório de sabedoria e um instrumento fundamental para o conhecimento da cidade, do concelho e até do país. Para o autarca vianense, José Maria Costa, esta revista apresenta-se como uma janela rasgada sobre a história de Viana, que desvenda a cidade o concelho.


O lançamento da revista “A Falar de Viana” é sempre um dos pontos altos da programação da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia e um momento marcante para o concelho de Viana do Castelo pela partilha de trabalhos de investigação e documentos históricos.