Página Inicial > Notícias > À conversa...com…Lídia Jorge

À conversa com…Lídia Jorge

25 Maio 2011

ldia_jorge1A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo promove mais um “À conversa com…” na próxima sexta-feira (27 de Maio) pelas 21h30. Desta vez, a escritora convidada é Lídia Jorge, que apresentará o seu mais recente livro “A Noite das Mulheres Cantoras”.

“À conversa com…” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. Pretende-se que seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da actualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interacção entre o público leitor e os escritores.

 Lídia Jorge nasceu em 1946, no Algarve. Da sua vasta obra destacam-se os romances O Dia dos Prodígios (1980), O Cais das Merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984), os dois últimos distinguidos com o Prémio Cidade de Lisboa, A Costa dos Murmúrios (1988), um dos mais poderosos textos sobre a guerra colonial, adaptado ao cinema num filme de Margarida Cardoso e O Jardim sem Limites (1995), distinguido com o Prémio Bordallo da Literatura da Casa da Imprensa.

O Vale da Paixão (1998) recebeu os seguintes prémios: Dom Dinis, Bordallo, Ficção do Pen Club, Máxima de Literatura e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia – Escritor Europeu do Ano, tendo sido ainda finalista do International IMPAC Dublin Literary Award 2003. O seu romance O Vento Assobiando nas Gruas (2002) conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escrita e o romance Combateremos a Sombra o Prémio Chrales Bisset (2008).

A sua obra encontra-se traduzida em muitas línguas e países, sendo recebida pelos críticos nacionais e internacionais com grande interesse. Pelo conjunto da sua obra foi vencedora do prestigiado Prémio da Fundação Günter Grass, na Alemanha, Albatros (2006) e do Grande Prémio Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP.

 

Viana do Castelo, 25 de Maio de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo