Página Inicial > Notícias > “À Conversa...de março

“À Conversa Com…” jornalistas que reuniram testemunhos no livro “A Queda de Salazar” a 22 de março

13 Março 2019

O próximo “À Conversa Com…”, que acontece a 22 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, traz três jornalistas para a apresentação do livro “A Queda de Salazar”, num momento que vai contar com a apresentação de José Pacheco Pereira.


Os jornalistas António Caeiro, José Pedro Castanheira e Natal Vaz reuniram centenas de testemunhos, encontraram documentação que permaneceu inédita, e apresentam agora "A Queda de Salazar — O Princípio do Fim da Ditadura", com muitos episódios até agora desconhecidos da governação e da vida de Salazar.


Na sinopse do livro pode ler-se que, sobre Salazar, “50 anos depois da queda da cadeira, ainda há mistérios por desvendar”.


“Salazar caiu de uma cadeira, isso sabe-se. Mas não se tem a certeza, até hoje, meio século mais tarde, se o ditador chegou a ter consciência de que fora exonerado, ou se acreditou na farsa de que ainda era o presidente do Conselho. «Correram comigo brutalmente», terá dito à governanta poucos dias antes de morrer. Ou não?


Tal como este, muitos outros episódios da vida de Salazar continuam envoltos em mistério, com versões contraditórias ou intencionalmente manipulados, herdeiros ainda do secretismo político do regime: — Que injecções tomava todas as semanas? — Um chefe de Estado pode só ter viajado uma vez de avião? — Afinal Marcello Caetano visitou-o no hospital antes do AVC?”, lê-se na sinopse.