Página Inicial > Notícias > 700 alunos...Atletismo”

700 alunos do ensino básico participam na “Festa do Atletismo”

25 Maio 2015

Cerca de setecentos alunos de 14 escolas de seis agrupamentos escolares de Viana do Castelo participam, na próxima quarta-feira, na “Festa do Atletismo” do projeto municipal Atletismo nas Escolas, promovido pela atleta Manuela Machado. A iniciativa, que integra as Comemorações dos 20 anos da vitória no Mundial em Gotemburgo daquela atleta vianense, pretende ser uma mostra daquilo que os alunos fazem nas aulas durante o ano letivo.

A iniciativa, a decorrer entre as 10 e as 12 horas no jardim marginal, anfiteatro da marina e Alameda 5 de Outubro, integra seis agrupamentos, com 14 escolas e 35 turmas, totalizando 691 alunos de Viana do Castelo. O evento comemorativo do sucesso do projeto “Atletismo nas Escolas” tem como parceiros a Associação de Atletismo de Viana do Castelo, os Cyclones, o Olímpico Vianense e o Viana Cycles, e inclui corridas, saltos e lançamentos, zumba kid’s e hip hop.

Na corrida, integra-se a velocidade e corrida em estafeta (60 metros barreiras), resistência (circuito “fórmula 1), resistência (400 metros) e, nos saltos e lançamentos, inclui-se o salto em comprimento, salto em altura e lançamento do “foguete”.
A “Festa do Atletismo”, que conta com a presença de Manuela Machado, é o culminar de um ano letivo do projeto “Atletismo nas Escolas” que é promovido junto dos alunos do ensino básico do concelho. O projeto, que avançou no ano letivo 2012-2013 como projeto-piloto, tem como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos com Manuela Machado e os seus resultados alcançados como atleta.

O conjunto de atividades/projetos a desenvolver com as escolas são realizados, num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na própria pista do Estádio Municipal Manuela Machado, onde os alunos têm a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de Alta Competição, dando como exemplo Manuela Machado.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.

De lembrar ainda que a iniciativa integra as Comemorações dos 20 anos sobre a vitória da atleta Manuela Machado no Campeonato do Mundo de Gotemburgo que a Câmara Municipal e a atleta estão a promover e que incluem ainda a Corrida da Mulher, a edição de um livro, da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, sobre a carreira da atleta, várias provas e festas de atletismo e uma exposição comemorativa.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo