Página Inicial > Notícias > 600 alunos...Tecnologia

600 alunos de Viana participaram na Semana da Ciência e Tecnologia

03 Dezembro 2015

O Centro de Mar e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo comemoraram a Semana da Ciência e Tecnologia, numa iniciativa que abrangeu mais de seiscentos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho. A iniciativa é promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e comemora-se anualmente para proporcionar ao público a observação de experiências científicas e o contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Este ano, a autarquia promoveu a cultura científica associada às Ciências do Meio Marinho e levou aos agrupamentos de escolas do concelho um conjunto de atividades experimentais sobre o conhecimento do Mar em diferentes áreas – Biologia, Geologia, Física e Química. Os alunos tiveram a possibilidade de compreender porque as algas apresentam cores distintas, como se mistura a água do mar no rio quando a maré sobe e de que forma as espécies animais e vegetais de um estuário se adaptam a esta realidade, ou ainda que efeitos nocivos a acidez da água do mar, provocada por gases com efeito de estufa, tem nas espécies marinhas.

Esta foi uma iniciativa que colheu uma recetividade bastante positiva dos agrupamentos de escolas, algumas das quais dinamizaram outras iniciativas integradas neste evento. A autarquia também comemorou o Dia da Floresta Autóctone com um grupo de alunos da EB do Cabedelo que venceu o concurso dinamizado pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, com a reflorestação de uma área florestal no Monte de St.ª Luzia.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo