Página Inicial > Notícias > 31. Feira...do Castelo

31. Feira do Livro e Festival de Música Celta em Viana do Castelo

29 Junho 2011

feiraViana do Castelo acolhe, no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, a 31.a edição da Feira do Livro, que decorre entre 02 e 17 de Julho no Jardim de Viana do Castelo. Paralelamente aos cerca de setenta stands com livreiros e editoras, decorre o Festival de Música Celta de Viana do Castelo no Jardim da Marina, que trará sons como Uxia, Galandum Galundaina ou Mandrágora.

O certame inclui as tradicionais ofertas de livreiros, livrarias e editores nacionais, mas também uma oferta cultural com lançamento de livros, apresentações diversas, um À Conversa Com… e debates na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.

De destaque é o debate sobre o novo acordo ortográfico com João Malaca Casteleiro e sobre a língua enquanto factor de desenvolvimento com Anxo Lorenzo e Rui Vieira de Castro. Paralelamente, a animação infantil regressa à Tenda da Pequenada com dramatizações, construções e leituras encenadas, em eventos a decorrer diariamente às 21h30 no Jardim Público.

De 02 a 17 de Julho, no Jardim da Marina, decorre o Festival de Música Celta no Jardimprograma_frente_fl_net da Marina, que integra várias representações oriundas desta região transfronteiriça e que pretende, acima de tudo, afirmar o carácter actual e diverso das culturas de cariz tradicional. Este Festival de Música Celta conta com a presença de vários nomes de grande relevo na música de raízes desta região, bem como de algumas propostas em plano emergente que caminham a passos largos para a sua afirmação.

A voz inconfundível da galega Uxía inaugura o palco do festival no dia 2 de Julho, com a apresentação em primeira mão de “Meu Canto”. A tradição rejuvenescida dos Galandum Galundaina, a sonoridade mais modernista dos galegos Marful, a fusão galaico-portuguesa dos Assembly Point ou a energia emanada da banda de Anxo Lorenzo estão também entre os principais destaques da programação do festival, que integra também os Mandrágora.

 

Viana do Castelo, 29 de Junho de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo