Página Inicial > Notícias > 30 especialistas...de setembro

30 especialistas de 11 países debatem desporto outdoor em Viana do Castelo de 24 a 26 de setembro

25 Julho 2019

Entre 24 e 26 de setembro, Viana do Castelo acolhe o Outdoor Sports Euro’Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor, num evento dedicado à sustentabilidade e ao desporto outdoor. O Euro’Meet conta com 30 oradores, em representação de 11 países: Reino Unido, Bulgária, Alemanha, Portugal, França, Espanha, Martinica, Dinamarca, Irlanda, Bélgica e Suécia.


O palco principal da conferência será o Centro Cultural de Viana do Castelo e o programa é constituído por conferências, apresentações de posters, workshops, networking e 16 experiências outdoor, algumas delas inclusivas.


No dia 24 de setembro, a conferência de abertura acontece às 9h30, com a presença do Ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, do Presidente da ENOS, François Beauchard, e do Chefe da Unidade Desporto da Comissão Europeia, Yves Le Lostecque.


A Câmara Municipal de Viana do Castelo integra o Comité Organizador Local do Outdoor Sports Euro’Meet 2019, que terá como temas centrais #BeActive, Be Healthy, Be Outdoors, Blue Growth, Urban Outdoor e Inclusive Outdoor.


#BeActive, Be Healthy, Be Outdoors irá debater como se pode ser mais eficaz na criação de oportunidades para todas as pessoas serem ativas e também como a atividade outdoor fornece benefícios distintos de saúde física e mental; Blue Growth debaterá a importância das atividades marítimas no crescimento económico sustentável e o papel que podem desempenhar na satisfação das necessidades de educação e saúde das comunidades costeiras; Urban Outdoor irá discutir como podem ser desenvolvidas atividades outdoor nos espaços urbanos e como estes espaços poderão responder de forma eficaz a esta necessidade; e Inclusive Outdoor irá explorar como se pode ser mais inclusivo no que toca a pessoas com deficiência e pessoas provenientes de comunidades socioeconómicas desfavorecidas.


Ronaldo Gabriel, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, especializado em biomecânica ecológica e investigador na área da vinculação de ecossistemas sustentáveis e saúde humana, é o orador principal do tema #BeActive, Be Healthy, Be Outdoors.


Eric Banel, diretor-geral da Administração Marítima Francesa para o South of the Atlantic Ocean, especialista em gestão integrada de zonas costeiras, economia marítima e blue growth, é o orador principal do tema Blue Growth.
A temática Urban Outdoor terá como protagonista Jacob Schouenborg, Secretário-geral da International Sport and Culture Association (ISCA). Tem uma vasta experiência no campo de desenvolvimento, capacitação, defesa e liderança e, atualmente, comanda a campanha global para a atividade física NowWeMove.


Joel Pereira, professor na Escola de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, especialista em desporto e lazer e investigador nas áreas de turismo de aventura, desportos outdoor e desportos e turismo inclusivos, é o orador principal do tema Inclusive Outdoor.


As inscrições para a conferência internacional estão disponíveis no website do evento (https://www.euromeetviana2019.eu), vigorando preços com desconto até 31 de julho.


O Comité Organizador Local do 5º Outdoor Sports Euro’Meet é composto pela rede europeia ENOS, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pela Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e pelo Surf Clube de Viana.


Viana do Castelo também acolherá, no dia 23 de setembro, a abertura oficial em território português da Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia.