Página Inicial > Notícias > 233º Aniversário...Municipais

233º Aniversário dos Bombeiros Municipais

22 Março 2013

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, da Presidente da Assembleia Municipal e outras entidades, realizaram-se as Cerimónias Comemorativas do 233º Aniversário dos Bombeiros Municipais, com Eucaristia em memória dos Bombeiros Falecidos na Capela de S. Vicente, Romagem ao Cemitério, e no Centro Municipal de Protecção Civil a Sessão Solene e um Exercício para Apresentação da nova viatura de combate a incêndios.

Na sessão solene, José Maria Costa felicitou o corpo de bombeiros pela sua nobre missão de socorro às populações e revelou que o Município considera a área da protecção civil essencial para o concelho, tendo investido, em 2012, mais de 1,2 milhões de euros nas áreas de atuação dos Bombeiros Municipais, como incêndios florestais, urbanos ou industriais, acidentes rodoviários ou marítimos e outras ocorrências.

Referiu, ainda, o último investimento da Câmara Municipal com a aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios urbanos e industriais, no valor de 225.000 € com capacidade para 3.000 litros de água e equipada com os mais actuais meios de salvamento diverso, de intervenção em riscos elétricos, estancamento de fugas de gás, entre outros assegurando assi, de forma mais eficaz as operações de salvamento e resgate.

No final da sessão solene, os 15 novos bombeiros municipais, apresentaram um exercício para demonstrar as valências da viatura de combate a incêndios estruturais.

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo foram fundados a 22 de março de 1780 com a designação de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Contam com uma estrutura profissional - a única do género no distrito de Viana do Castelo - de 44 operacionais, reforçada no final de 2012 com mais 15 elementos, que terminaram recentemente o seu processo de formação.


Viana do Castelo, 22 de Março de 2013.


Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente