Página Inicial > Notícias > 223 remadores...Centro de Mar

223 remadores de 4 países disputam VI Regata Internacional de Fundo - Centro de Mar

25 Janeiro 2019

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Viana do Castelo acolhe a VI Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, numa prova desportiva que vai receber remadores de 4 nações europeias, entre 223 atletas, e que conta com a particularidade de incluir um sprint na doca onde está atracado o navio Gil Eannes.


Com organização do Viana Remadores do Lima e apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, realiza-se no estuário do rio Lima a Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, na modalidade de Remo, aberta à competição das embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e 4 X (femininos), nas categorias de absolutos e juniores.


Na VI edição desta regata, que já é considerada um dos principais eventos ibéricos na modalidade de remo em provas de fundo, estão já confirmadas as tripulações de França, Itália e Inglaterra. Destacam-se ainda a presença do clube da casa, vencedor da I edição, o VRL – Viana Remadores do Lima e atual vice-campeão nacional de clubes.


Esta regata nasceu no âmbito do projeto “Centro de Mar”, desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo, em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos, nomeadamente o Surf, Canoagem, Vela e Remo. O “Centro de Mar” aposta no desenvolvimento da náutica de recreio, escolar, formativa e competitiva no concelho de Viana do Castelo.


Depois do sucesso da promoção e inclusão do remo adaptado, a regata volta a colocar atletas a competir na Doca Gil Eanes, contando com a presença de skiffs adaptados e uma embarcação Shell 8+ masculina italiana. Esta equipa oriunda do clube Società Canottieri Armida em Turim, intitulada “Shell 8+ Open Mind”, já mostrou ter experiência em regatas de fundo internacionais, sendo composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional. Este projeto já foi felicitado pelo presidente da FISA Jean-Christophe Rolland.


Visando a promoção e o espetáculo, este evento desenrola-se em dois dias consecutivos. No sábado, pelas 15h00, realizam-se um conjunto de 20 regatas de Sprint na distância de 400 metros na Doca Gil Eanes de Viana do Castelo e no domingo, pelas 14h00, regata de fundo em circuito, na distância de 6.500 metros, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo.


Estão em disputa, para além do troféu idealizado no âmbito de um concurso levado a cabo pelos alunos finalistas do curso de artes da Escola Secundária de Santa Maria Maior, 1.425 euros em prize - money.


Paralelamente ao evento, decorrerá entre o dia 26 janeiro e 03 fevereiro, a exposição “O Troféu”, patente na Santa Casa de Misericórdia de Viana do Castelo, Praça de República, onde figuram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de artes.