Página Inicial > Notícias > 22ª edição...reforçada

22ª edição do SWR Barroselas Metalfest com nomes sonantes e consciência ambiental reforçada

17 Abril 2019

A 22ª edição do SWR Barroselas Metalfest decorre entre os dias 26 e 28 de abril e volta a assumir, uma vez mais, o carácter internacional de um festival de culto entre os adeptos das sonoridades mais extremas. Mais de duas décadas depois de ter visto nascer o fenómeno, a pequena vila de Barroselas vai acolher cinquenta artistas, distribuídos por três palcos, numa verdadeira mostra do que de melhor se faz nos dias que correm em termos de peso ‘underground’ em todas as suas vertentes e, nesta edição, o festival reforça a consciência ambiental que tem assumido ao longo dos anos.


O SWR Barroselas Metalfest assume sempre a intenção do Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM) em tornar o futuro um lugar melhor e, por isso, há já oito anos introduziu, de forma pioneira, copos ecológicos reutilizáveis no festival. A organização opta também pela reutilização de lonas e materiais usados que seguiriam para aterro. Este ano, o destaque é a desmaterialização do controle de entradas e da venda de bebidas e ‘merchandising’ através da utilização de pulseiras com chips.


Para esta edição, o cartaz do festival de metal conta com nomes sonantes como Godflesh, Saint Vitus, Benediction, The Black Dahlia Murder, Craft ou Midnight, entre muitos outros.


O festival conta com dois palcos interiores e uma zona de entrada livre, a SWR Arena, onde decorrem diversos espetáculos adicionais em parcerias como o Milhões de Festa ou o Wacken Open Air. Estará ainda disponível o SWR Café, um espaço único com exposições, conferências, passatempos, DJs e um karaoke metálico.


O SWR Barroselas Metalfest coloca ainda ao dispor dos visitantes um parque de campismo gratuito com casas de banho e duches de água quente. Existe também um sistema de reservas online para a aquisição de dormidas em tendas ecológicas pré-montadas. Trata-se de um espaço próprio, com uma cobertura especialmente destinada ao ‘glamping’ do evento, onde se poderá acampar com as comodidades de um hotel. As tendas da empresa holandesa Kartent são feitas de cartão, totalmente recicláveis, biodegradáveis e personalizáveis, e a sua construção é muito mais sustentável do que o fabrico de estruturas ou lonas convencionais, sendo que o isolamento térmico e acústico também é muito superior.


Durante os quatro dias que compõem o festival, cerca de 6.000 pessoas que passam por Barroselas. A maior parte do público tem origem em países tão diversos como a Noruega, Alemanha, Irlanda, França, Inglaterra ou Bélgica, com especial predominância para a vizinha Espanha. O público nacional também é sempre fiel.


Destaque ainda para o facto de os habitantes de Barroselas e Carvoeiro terem direito à obtenção de um bilhete especial na sede da União de Freguesias.