Página Inicial > Notícias > 120 alunos...do Castelo

120 alunos trabalharam o sal nas comemorações das Jornadas Europeias do Património em Viana do Castelo

26 Setembro 2017

Cerca de 120 alunos da Escola de Ensino Básico da Avenida, Escola Secundária de Santa Maria Maior e Escola Profissional AWICH’ON participaram nas oficinas pedagógicas integradas nas Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema “Roteiro pelos Museus – Mostra de profissões/atividades costeiras”.

A iniciativa integrou, assim, oficinas pedagógicas denominadas “ “Pias Salineiras, Artes de Pesca e Tapetes de Sal e Encascar” onde os alunos vivenciaram a experiência da obtenção do sal, da utilização/manutenção dos utensílios para a pesca, assim como o conhecimento do processo de tingimento do fio de algodão. Estas oficinas contaram com a presença de Manuel Gonçalo Araújo que, com o seu conhecimento e a partilha das suas histórias/experiência de vida, contribuiu para cativar a atenção dos visitantes, principalmente do público escolar.

Os alunos participaram ainda na execução de um tapete de sal, sendo que os museus estiveram também abertos com o tema da cultura costeira, envolvendo o património cultural e natural entre a comunidade, as suas vivências e as suas histórias.

As Jornadas Europeias do Património 2017, este ano subordinadas ao tema Património e Natureza, pretendiam chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo