Página Inicial > Notícias > 108 novos...Alto Minho

108 novos bombeiros reforçam corporações do Alto Minho

16 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), José Maria Costa, marcou presença na cerimónia de encerramento da Escola Distrital de Bombeiros, que permitiu a entrada de 108 novos bombeiros nas corporações do Alto Minho. Esta foi a primeira ação conjunta de formação destes operacionais envolvendo os dez concelhos que compõem a CIM Alto Minho.

O presidente da CIM do Alto Minho destacou, mais uma vez, este ciclo de formação de bombeiros singular a nível nacional, que iniciou em janeiro deste ano. Esta foi a primeira escola do género no país e resultou de uma colaboração entre a Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A iniciativa incluiu 100 recrutas do universo de 650 elementos das 12 corporações de bombeiros que compõem a Federação.


Os recrutas receberam 240 horas de formação base de bombeiro, da responsabilidade dos comandantes das 12 corporações da região, e mais dois cursos ministrados pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), para tripulante de ambulância e desencarceramento.


A Escola Distrital de Bombeiros Voluntários pretendeu agilizar a partilha das experiências técnicas e humanas dos bombeiros do distrito, assim como a aquisição de novos conhecimentos na área da proteção civil e de incêndios florestais.