Página Inicial > Notícias > 10 anos de...Breyner Andresen

10 anos de Contornos de Palavra assinalam 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

31 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, na 10ª edição dos Contornos da Palavra, os 100 anos do nascimento da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Tendo como mote “10 anos de Palavra, 100 anos de Poesia”, esta edição, que vai chegar a 10.500 estudantes do concelho de Viana do Castelo, desde o pré-escolar aos alunos do 12º ano de escolaridade, quer dar a conhecer aos alunos a obra da primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.


Entre 2 e 8 de fevereiro, os Contornos da Palavra vão promover a palavra nas suas mais diversas variantes, seja dita, escrita, cantada, declamada, em 91 iniciativas, que incluem sessões, espetáculos e contadores de histórias.


A programação da iniciativa inclui workshops nas escolas, espetáculos e sessões com animadores da leitura, bem como encontros com escritores e oficinas e sessões para professores. No total, serão promovidas 32 sessões com escritores e ainda 13 sessões de formação para professores.


Assim, a 2 de fevereiro, sábado, a programação abre com o XI Encontro de Bibliotecas Escolares, na biblioteca municipal vianense, com o tema “Cidadania, ética e intervenção”, numa parceria entre Câmara Municipal e Rede de Bibliotecas Escolares.


Através dos espetáculos e das diversas sessões, os alunos terão um conhecimento maior das obras de Sophia de Mello Breyner, como “A Saga”, “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar”. Nos encontros com escritores vão participar nomes como Ana Caramez, Pedro Seromenho, João Manuel Ribeiro, Francisca Lima, Daniel Completo e António Mota, José Gomes e Richard Towers.


Tendo Sophia de Mello Breyner dedicado grande parte da sua obra literária ao mar, a autarquia de Viana do Castelo presta-lhe homenagem, assinalando o centenário do seu nascimento através da colocação de excertos de poemas e livros da autora em pontos estratégicos da cidade.