Página Inicial > Notícias > 1. 250 mil...do Castelo

1. 250 mil euros para apoiar projetos de empreendedorismo em Viana do Castelo

14 Outubro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Noroeste, Norgarante e o IAPMEI assinaram hoje um aditamento no valor de 500 mil euros ao protocolo inicial do MVC Finicia, que apoia a criação de empresas no concelho. Desde a sua implementação, foram já investidos 1.250 mil euros em duas dezenas de projetos de empreendedorismo.

A medida, criada no âmbito da política de promoção de emprego e fixação dos mais jovens, tem como finalidade apoiar projetos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do concelho (já existentes e/ou a criar). Serve, ainda, para promover o alargamento de base de acesso ao capital e ao crédito, proporcionando às empresas, no contexto da profunda crise em que o país se encontra mergulhado, recursos essenciais ao desenvolvimento das suas atividades, através de condições de financiamento preferenciais, circunstância fundamental à criação de mais e qualificado emprego.

Ora, desde Setembro de 2010, data da sua criação, este projeto confirma e consolida o que tem sido a estratégica de incentivo municipal ao investimento com o apoio à criação de dezanove empresas e 61 postos de trabalho nas áreas de coworking, construção civil e obras públicas, formação profissional e moda, design, música, restauração, transportes e equipamentos e telecomunicações, entre outros.

Agora, o aditamento ao protocolo no valor de 500 mil euros vai permitir consolidar mais projetos, sendo que estão já a aguardar a celebração de contratos três projetos e 8 postos de trabalho, com um investimento global de 159 mil euros e estão em avaliação, outros dois projetos e 4 postos de trabalho, com um investimento global de 104 mil euros.

O MVC Finicia é um imprescindível instrumento de ajuda às empresas do concelho na criação de emprego, da melhoria dos serviços e produtos, assim como da sua modernização, competitividade e respetiva diferenciação empresarial, permitindo-lhes, ainda, condições de acesso ao crédito de médio e longo prazo - até cem por cento do investimento -, e de um prazo de reembolso alargado de três a seis anos a uma taxa de juro preferencial.

Com o MVC FINICIA, o Município coloca à disposição das Micro e Pequenas empresas do Concelho um produto financeiro inovador e atrativo, comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado, para as atividades da Indústria, do Comércio, dos Serviços, do Turismo, da Energia, da Saúde, da Agricultura e Pescas e da Construção.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo