Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Espaços Culturais > Museu do Traje > Serviço Educativo

Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Museu do Traje proporciona uma multiplicidade de atividades dirigidas às escolas, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, e que visam promover a aproximação do público mais jovem ao museu.

Através das coleções do museu, as atividades abordam temáticas da nossa cultura, ouro, bordado e traje, caracterizando-se pela variedade de materiais e técnicas utilizadas, estimulando, assim, a criatividade dos participantes.

Todas as atividades requerem marcação prévia.

ATIVIDADES PRESENTES

Tear manual

Tear manual: Pequenos teares de cartão que proporcionam às crianças a experiência de entrelaçar os fios e produzir tecido para melhor compreenderem o processo de tecelagem.

Resumo da atividade: Após uma breve visita ao Museu, incidindo no ciclo do linho, os visitantes são convidados a experienciar a técnica de tecelagem através do entrelaçar dos fios e assim produzir uma pequena peça.

Destinatários: 1º e 2º ciclos

Caixa Coração

Caixa Coração: construção de uma pequena caixa em forma de coração, que poderão depois decorar com elementos dos bordados de Viana.

Resumo da atividade: Após a visita ao Museu do Traje, os visitantes são desafiados a conhecer um pouco melhor a técnica de decalque e os riscos existentes nos bordados Tradicionais de Viana do Castelo.

Destinatários: Pré-escolar, 1º e 2º ciclos

Maria e Manel

Maria e Manel: Um jogo inspirado nos tradicionais jogos de tabuleiros, de perguntas e respostas. Frenético e divertido, este jogo, permite explorar e conhecer as coleções do Museu do Traje de forma criativa e dinâmica.

Resumo da atividade: Após uma visita ao Museu do Traje, os visitantes são convidados a formar duas ou mais equipas. O tabuleiro deste jogo é o próprio Museu e os peões os jogadores que nele participam. Para ganhar, basta responder acertadamente as perguntas e percorrer um conjunto de 20 casas.

Faixa etária: Esta atividade destina-se preferencialmente a participante com idade ≥ a 7anos.

Objetivo: Conhecer o Traje Tradicional de Viana do Castelo, diferenças e caraterísticas.

O Artista és Tu!

O Artista és Tu! : Uma viagem pelo mundo do Ouro Tradicional de Viana, onde os participantes são convidados a conhecer o mundo encantado da Ourivesaria e desafiados a criar a sua própria peça através da técnica de filigrana.

Resumo da atividade: Visita centrada na temática da Ourivesaria Tradicional de Viana do Castelo, seguida da atividade. É pedido aos participantes que entrelacem um arame de cor (preferencialmente), dourada e de seguida criarem a própria peça. Poderão usar papel e lápis, para mais facilmente a criatividade em realidade.

Faixa etária: Esta atividade destina-se preferencialmente a participante com idade ≥ a 7anos.

Objetivo: Conhecer a história da ourivesaria Tradicional de Viana. A criação e conceção das diferentes peças (ex.: Coração de Viana em filigrana e Contas de Viana).

Algibeira

Algibeira: Parte importante e integrante do Traje á Vianesa, a Algibeira é um elemento que encerra um conjunto vasto de particularidades que nem sempre são conhecidas.

Resumo da atividade: Conhecer os diferentes trajes, com incidência particular para algibeira.
Depois da visita é pedido aos participantes, que a partir de uma algibeira pré-elaborada em material reciclável (papel), adornem a mesma.

Faixa etária: Esta atividade destina-se preferencialmente a participante com idade ≥ a 4 anos.

Objetivo: Conhecer a Algibeira. Função, forma, materiais e elementos, são alguns dos pontos abordados.