Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Espaços Culturais > Museu do Traje > Serviço Educativo

Serviço Educativo

O serviço educativo do Museu do Traje promove ateliês temáticos mensais que promovem a aproximação do público mais jovem ao museu.
Especialmente vocacionadas para um público do pré-escolar e do 1.º ciclo, estas atividades estão abertas a outros grupos e podem ser adaptadas a outras idades.
Através das coleções de traje e etnografia do museu, as atividades abordam temáticas da nossa cultura e caracterizam-se pela variedade de materiais e técnicas utilizadas, estimulando a criatividade dos participantes.

Atividades Presentes

  • Ateliês Anuais

Caixa Coração – Construção de uma pequena caixa em forma de coração
Pintura da Lavradeirinha – Pintura de lavradeiras em papel que promovem a aprendizagem das cores e formas do nosso traje
Tear Tradicional – Pequenos teares de cartão que ajudam a compreender o processo de tecelagem
A Arte do Trajar – Consiste em divulgar a forma correta de “Trajar à Vianesa”, saber distinguir os diferentes trajes e identificar as peças dos trajes.
Mensagem do lenço de Amor – Marcação do ponto de cruz , seguindo um conjunto de coordenadas, descobrindo as mensagens contidas nos lenços de amor de viana do castelo. 

  • Ateliês Mensais

Janeiro – As Janeiras – Coroa de rei e instrumentos musicais – Vamos criar coroas de Rei e instrumentos musicais para cantar as janeiras.
Fevereiro – Carnaval – Máscaras – Brincar ao Carnaval com máscaras divertidas e coloridas.
Março – Primavera – Arte com Flores – Celebrar a Primavera com coloridas flores de papel.
Abril – Páscoa – Palmitos – Aprender a fazer os tradicionais palmitos de Páscoa com folhas de palmeira.
Maio – Maio Florido – Coroas de flores – Reviver a tradição, fazendo com flores silvestres as Maias que afastam as tristezas.
Junho – A força do vento – Moinho – Construir ventoinhas de papel para lembrar os velhos moinhos de vento. 
Julho – Música – Percofonia – Fazer instrumentos musicais com materiais reciclados para tocar os ritmos da música tradicional.
Agosto – Festa – Cabeçudos – Participar na alegria da Festa fazendo cabeçudinhos de papel.
Setembro – Sementes – Arte Decorativa – Inventar novas decorações para o Coração de Viana usando vários tipos de sementes.
Outubro – Outono – Folhas Caducas – Usar as finas folhas secas que caem das árvores no Outono para fazer criativas colagens.
Novembro – Mar – Origamis – Execução de coloridos origamis alusivos ao tema O Mar.
Dezembro – Natal – Ternuras de Natal – Festejar a Ternura do Natal fazendo decorações com materiais e técnicas que estimulam a criatividade.