Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Espaços Culturais > Museu do Traje > Serviço Educativo

Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Museu do Traje proporciona uma multiplicidade de atividades dirigidas às escolas, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, e que visam promover a aproximação do público mais jovem ao museu.

Através das coleções do museu, as atividades abordam temáticas da nossa cultura, ouro, bordado e traje, caracterizando-se pela variedade de materiais e técnicas utilizadas, estimulando, assim, a criatividade dos participantes.

Todas as atividades requerem marcação prévia.

(página em atualização)

Atividades

O Trajar e o Ourar

Atividade “O Trajar e o Ourar”

Conteúdo: Os trajes regionais e o ouro como elementos caracterizadores das tradições, cultura e etnografia de Viana representando a sua identidade.

Objetivo: Ensinar a forma correta de trajar e ourar para proporcionar o conhecimento sobre as peças que constituem o traje e as suas tipologias.

Destinatários: Do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

Descrição: A atividade será adaptada conforme a faixa etária que a solicitar.

 - Para o pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo, teremos bonecos adaptados;
 - Para os outros grupos alvo, serão utilizados manequins e um traje real.

Os bonecos/manequins irão ser vestidos peça a peça com a ajuda dos participantes. Cada peça será explicada na forma de uso, nos materiais da sua confeção, tipologia e ornamentos;

Em ambas as situações, a atividade deve ser precedida por uma visita ao museu, tendo especial enfoque na exposição permanente dedicada aos diferentes tipos de traje e ao ouro.

Duração: entre 1h e 2h.

Resultados: Pretende-se sensibilizar para a valorização do património etnográfico, cultura e tradições vianenses.