Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Espaços Culturais > Museu de...Decorativas > Doações...Aquisições

Doações e Aquisições

Doações e doadores

2019 - Obras do Pintor Carolino Ramos

Carolino José Nicolau Ramos nasceu na freguesia da Areosa, em Viana do Castelo, a 19 de julho de 1897. Faleceu a 8 de abril de 1961.

Iniciou a sua formação académica na Escola Elementar de Desenho Industrial de Nun’Alvares, em Viana do Castelo. Lecionou na mesma escola as disciplinas de Desenho e Modelação, acumulando funções com atividade no ramo da construção civil.

Realizou oito exposições na cidade de Viana. Nos seus trabalhos a óleo, pastel, guache e aguarela, ou nos desenhos a lápis, caneta e carvão, conseguiu transmitir o pulsar da cidade, principalmente da sua Ribeira; dos velhos pescadores de rostos encardidos e duros, com as marcas do mar, figuras populares, personagens anónimos, mendigos e pedintes, mas também o património arquitetónico, paisagístico e cultural da cidade e das freguesias: os monumentos, as ruas, praças, feiras e romarias.

Auto retrato

Clique AQUI para ver as fotos das obras doadas

DOAÇÃO DO ESPÓLIO DE CAROLINO RAMOS
O Exmo. Sr. Rui Jorge Garcia Ramos, na qualidade de proprietário, cedeu ao Município de Viana do Castelo o espólio do pintor Carolino Ramos, seu avô, no passado dia 15 de fevereiro; Que, segundo condição imposta pelo seu proprietário do espólio, o mesmo se encontra no Museu de Artes Decorativas, para estudo, acondicionamento e divulgação, através de catálogo a disponibilizar na Internet, no prazo máximo de um ano, eventualmente prorrogável por mais seis meses, segundo; Que, findo este prazo, desde que verificada a sua conservação e catalogação, o proprietário pretende doar o referido espólio ao Município de Viana do Castelo; Que o espólio de Carolino Ramos é composto por mil oitocentos e trinta e oito trabalhos, que incluem pinturas a óleo, aguarelas, desenhos, esboços e estudos, aos quais acrescem dezasseis medalhas, vinte e um livros de arte, dezassete blocos de apontamentos e oitenta e quatro fotografias, incorporando cerca de três dezenas de obras de pintores vianenses, entre eles, os pintores Araújo Soares, Juvenal Ramos e António Alves; Que é do interesse do Município a aceitação da referida proposta de doação, porquanto o conjunto de peças que integram o espólio de Carolino Ramos enriquecerá o acervo do Museu de Artes Decorativas, e, bem assim, permitirá manter o legado de um artista local; (…)
(Ata da Câmara Municipal de Viana do Castelo de 7 de junho de 2018)