Página Inicial > Viver Viana > Turismo e Lazer > Gastronomia e Vinhos

Gastronomia e Vinhos

A gastronomia e o património monumental e ambiental fazem de Viana do Castelo um destino turístico que oferece a quem a visita vastos motivos de encanto e brinda o paladar com requintados e substanciados prazeres. Viana do Castelo está, desde sempre, ligada ao fiel amigo, o bacalhau. Daqui partiam para a Terra Nova e Gronelândia, os bacalhoeiros carregados de fé e com esperança numa boa faina. Por lá ficavam seis meses, após o que regressavam às suas terras. E o bacalhau assentou arraiais, gastronomicamente, neste concelho, fazendo dele o centro de todas as atenções dos gastrónomos fiéis a uma boa bacalhoada. 

Os Vinhos Verdes de Viana do Castelo em destaque no livro "Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal", da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Pode consultar a publicação online em 
https://issuu.com/ampv/docs/livro-ampv-digital

Tradições Culinárias Locais

Pão
Broa de Milho

Sopas
Legumes variados (tipo Juliana), caldo verde e sopa de peixe (chorinha)

Mariscos
Camarão da costa, Santola (recheada “carro à Moda de Viana”), Mexilhão, Navalheira, Lagosta e Lavagante.

Pratos de Carne
Arroz de Pé Descalço ou Pica no Chão
Rojões à Moda do Minho
Cabrito assado
Cabrito à Serra d’Arga
Arroz de sarrabulho 
Arroz de Pato à moda antiga
Cozido à portuguesa

Pratos de Peixe
Bacalhau à Viana, Bacalhau à Gil Eannes, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau assado, Bacalhau na Brasa, Bacalhau de Cebolada, Bacalhau à Camelo
Arroz de Polvo à Moda do Minho
Arroz de lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia assada
Sardinha Assada, Sardinha espalmada
Robalo cozido com algas
Pescada à vianense
Caldeirada de Peixe (raia, tamboril, congro, ruivo, etc)

Doçaria
Meias-luas de Viana
Leite-creme
Arroz doce
Sidónios
Torta de Viana
Rabanadas
Santas Luzias
Manjericos
Biscoitos de Viana
Aletria
Doces de Gema

Vinho
Vinho Verde (branco, tinto e rosé, com destaque para as castas Loureiro e Vinhão).

Receitas

Bacalhau à Viana

Ingredientes: 220 g de bacalhau em  posta, 30 g cebola, 2 dentes de alho, Pimentão–doce / colorau q.b, 150 g de batata, 100 g couve portuguesa, 1 fatia de broa, ½ l de azeite,

Confeção: Confitar o bacalhau com a cebola em meia-lua e alho picado e pimentão-doce (cozer em baixa temperatura no azeite). Cozer a batata com pele e alourar no mesmo azeite (às rodelas grossas). Cortar uma fatia de broa e fritar em azeite. Saltear a couve cozida em azeite e alho. Dispor no prato ou travessa com disposição adequada. Decorar com azeitona (pasta de azeitona) e salsa.

Meias Luas – Doce Conventual Vianense

Massa: 300 g de farinha aprox.; 75 g de manteiga aprox.; 2 dl de água; sal e manteiga para fritar.
Recheio: 300 g de açúcar aprox.; 75 g de amêndoa aprox.; 50 g de farinha de pau (mandioca) aprox. e 6 a 7 de gemas de ovo.
Maneira de fazer a massa: No balcão, peneira-se a farinha em monte, fazendo uma cova no centro e, nesta, deita-se a manteiga. Liga-se a farinha com a manteiga e deita-se a água necessária para ficar bem trabalhada. Faz-se um rolo e corta-se em fatias. Com a ajuda do rolo, estende-se a massa e corta-se com a carretilha, fazendo as Meias Luas. Depois de prontas, fritam-se em manteiga. Quando frias polvilham-se com açúcar pilé.
Manteiga de fazer recheio: Põe-se ao lume o açúcar com um pouco de água até atingir o ponto pérola. Junta-se a amêndoa pelada e deixa-se ferver um pouco. Adiciona-se a farinha de pau, mexendo sempre e quando estiver cozida retira-se e deixa-se arrefecer. De seguida, juntam-se as gemas e vai novamente ao lume até ferver. Tem de estar frio para fazer as Meias Luas. (in “A Boa Mesa do Alto Minho” edição RTAM)

Torta de Viana

10 gemas
4 ovos inteiros
200g. de açúcar
170g. de farinha
Aroma de laranja ou limão

Batem-se as gemas com o açúcar e deita-se a raspa de limão ou laranja, conforme o gosto.
Batem-se também as claras em castelo e junta-se à massa. A seguir, deita-se a farinha, que deve ser peneirada, bate-se levemente, e vai ao forno em tabuleiro forrado com papel. Não se deve deixar cozer de mais para não ser difícil de enrolar.


Recheio:
4 gemas
100g. de açúcar

O açúcar é posto em ponto brando, deita-se nas gemas já batidas e vai ao lume a levantar fervura.
Desenforma-se a massa sobre um pano polvilhado com açúcar pilé. Recheia-se a torta com o doce de ovos e enrola-se cuidadosamente.
(Receita da Torta de Viana - Livro A Boa Mesa do Alto Minho de Francisco Sampaio)

Produtores de Vinho

Armindo Fernandes, Unipessoal, Lda

Solar do Louredo (Branco); Terras de Geraz (Branco e Tinto); 
Vianna (Branco), Solar da Videira (Tinto)

A Quinta do Solar do Louredo datada do Séc. XVII localiza-se nas Terras de Geraz do Lima, sendo uma propriedade secular, com uma identidade muito forte, conheceu até hoje, diversos proprietários. No ano de 2010 iniciaram a produção e comercialização do vinho Solar do Louredo, seguido pelo Terras de Geraz e Vianna. Mais tarde foi lançada a marca Solar da Videira.
Assim, está convidado a visitar este espaço e a provar os novos vinhos.

Largo do Louredo, 59 | 4905-286 Geraz do Lima (Moreira)

Tel: 914915457
E-mail: geral@solardolouredo.com
Site: www.solardolouredo.pt
Facebook: www.facebook.com/solardolouredo.vinhos
GPS: N 41º43'8" W 8º40'24"

Caroça Family Vineyards

Caroça (Loureiro, Vinhão, Alvarinho, Rosado); GLEBA (Branco,Tinto)

Estrada da Aldeia, 953 | 4905-251 Deão

Tel: 969 343 680 | 917 522 919
E-mail: geral@carocawine.com
Instagram: www.instagram.com/caroca.wine

Casa da Reina - Rural Lima, Sociedade de Produção Agrícola, Lda

Casa da Reina (Loureiro Produção Biológica e Blend)
A Rural Lima, Sociedade de Produção Agrícola, Lda é um projeto familiar que se iniciou nos anos 90 e fica situada no Vale do Lima, mais concretamente no concelho de Viana do Castelo, com sede em Chafé.
A Sociedade detém várias parcelas de vinha, totalizando uma área aproximada de 5ha, em Modo de Produção Biológica desde 2006: Loureiro, Trajadura, Arinto e Alvarinho, são as castas brancas autóctones que dão origem ao vinho da casa, um DOC "Casa da Reina" Biológico, fresco e frutado como o ambiente que aí se respira...
Devido à proximidade do Atlântico, a mineralidade e a frescura aliados a uma acidez notada mas controlada dão um flavour diferenciado a estes vinhos biológicos e naturais.

Adega da Reina: Estrada Velha, 595 | 4935 - 586 Chafé
Casa da Reina (Turismo Rural): Caminho do Pardinheiro, 122 | 4935-592 Chafé

Tel: 258 351 882 | 962 893 944 | 925 001 161
E-mail: geral@casadareina.com
Site: www.casadareina.com
GPS: N 41º39.185 W 8º 47.203

Paço d'Anha

Paço d'Anha (Loureiro e Alvarinho)

Desde há muito que o Vinho Verde branco Paço d’Anha é altamente apreciado por especialistas e consumidores dedicados. A partir dos anos 70 plantam-se as quatro castas típicas da sub-região do Lima: Loureiro, Trajadura, Pedernã e Azal branco, no novo modo de condução que é então a cruzeta. É desta reconversão de dez hectares de vinha que surge a famosa marca Paço d’Anha, apreciada e premiada em Portugal e no estrangeiro. Nos anos 2000 a vinha é substituída com novas formas de condução e apenas duas castas: Loureiro e Alvarinho, passando a vitivinicultura a estar a cargo do credenciado enólogo Anselmo Mendes. É pela mão deste prestigiado enólogo e fruto da colaboração com os donos da quinta, que é relançada a marca Paço d’Anha que continua a honrar o Vinho Verde na sua mais nobre tradição. A quinta possui nove apartamentos para actividade turística localizados entre o solar, as vinhas e os jardins do Paço d’Anha, prontos a receber os visitantes que pretendam usufruir mais intensamente da atmosfera da quinta, uma mistura da ecologia do vale do Lima e da costa Vianense no ambiente de um solar do séc. XVII.

Av. da Estrada Real
4935-337 Vila Nova de Anha

Tel. +351 258 322 459
Fax. +351 258 323 904

E-mail: geral@pacoanha.com
Site: http://pacoanha.com/website/

Phulia Wines

Phulia (Loureiro, Sensation e Rosé), Mordoma e Mal Acabado/Brut nature

O projeto Phulia Wines está localizado no Noroeste Português mais precisamente na envolvente região do Minho, na cidade à beira mar plantada - Viana do Castelo com uma Adega focada em exprimir as qualidades impares das Castas Loureiro, Vinhão, Arinto e Sauvignon Blanc, no "terroir" do Vale do Lima, sendo João Martins e Luís Simplício quem está encarregue da viticultura e da enologia.

João e Luís, amigos desde a infância, lançaram-se nesta aventura para satisfazer a paixão pela cultura de Viana e pela agricultura.

Adega PHULIA
Rua da Presa | 4925-344 Cardielos

João Martins Tel. 913 061 269
Luís Simplício Tel. 935 201 621
E-mail: phulia.wines@gmail.com
Site: phulia.pt
Encomendas online: phuliawines.wordpress.com/encomendas
Facebook: www.facebook.com/phulia.wine
Instagram: www.instagram.com/phuliawines_vinhoverde

Sobrinho do Arcipreste

Sobrinho do Arcipreste (Branco, Vinhão e Rosé)

A Marca Sobrinho do Arcipreste foi recreada recentemente, após vários acontecimentos e muita história. O primeiro herdeiro desta quinta foi o Padre António Maciel Barbosa (Arcipreste), que foi o pároco de Santa Maria de Geraz do Lima, onde a propriedade se situa, de 1906 a 1929. Falecido António Barbosa, a Quinta foi herdada pelo casal Manuel da Silva Pinto e Deolinda Barbosa da Silva Salgueiro que deram início à produção do vinho por excelência e que pela sua qualidade foi premiado em 1984 com medalha de ouro. Hoje em dia, a Quinta do Sobrinho do Arcipreste é uma referencia pela sua beleza e pelas castas.

O vinho Sobrinho de Arcipreste reflete todo o nosso respeito à terra de onde nascem as uvas das melhores vinhas de Geraz do Lima. Desfrutando-o, pode ter uma aproximação ao que é mais genuíno na nossa região, conhecer a tipicidade das castas e toda a nossa tradição vitivinícola.

Rua do Arcipreste nº4 | 4905-596 Santa Maria de Geraz do Lima
Tel: 258 075 672 | 927 988 229
E-mail: s.arcipreste@hotmail.com / s.arcipreste@sapo.pt
Site: sobrinhodoarcipreste.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/Sobrinho-do-Arcipreste-101365361587572/


Solar de Merufe

Solar de Merufe (Branco, Tinto, Rosé, Espumante Branco e Espumante Tinto) 
Solar de Merufe Vinagre de Vinho Verde

Para além destes produtos, o Solar de Merufe proporciona: Degustações, Iniciação à Prova, Almoços ou Jantares Vínicos, Percursos do Vinho Verde, Visitas às Vinhas e à Adega. 

Quinta de Merufe, Avenida de Merufe, 1111 | 4905-608 Geraz do Lima (Santa Maria)

Tel: 258 731 525 | 966 125 666
Fax: 258 731 525 
E-mail: solardemerufe@gmail.com
Site: www.solardemerufe.pt
Facebook: www.facebook.com/solar.merufe
GPS: N 41º42'6" W 8º41'18"

Vinhos do Abade

Pecadinhos do Abade (Espumante - Loureiro)
Pecadinhos do Abade
 (Loureiro, Vinhão, Reserva e Frizante)
Rosinhas do Abade (Rosé, Branco - Doce e Adamado)
Sobrinho do Abade (Branco e Tinto)


Pecadinhos do Abade, uma divina tentação.

Rua de Linhares, 164 | 
4905-542- Portela Suzã

Tel: 258 777 202 | 911 115 057
E-mail: machadovc@sapo.pt
Facebook: www.facebook.com/Vinhos-do-Abade-1617181651932369/

Espaços com produtos gourmet

Pérola da China

Rua Manuel Espregueira, nº 34 | 4900-318 Viana do Castelo
Tel. 258 822 586
E-mail: loja.gourmet@gmail.com
Facebook: https://pt-pt.facebook.com/perola.da.china

Mercado na Loja

Rua António Machado Vilas Boas, nº 294 | 4900-503 Viana do Castelo
Tel. 258 109 343
E-mail: mercadonaloja@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mercado-na-Loja/10150131863795481

À Moda Antiga - Retro Market & Bistro

Largo João Tomás da Costa, nº 63 | 4900 Viana do Castelo
Tel. 258 023 229
E-mail: geniusgrowing@gmail.com
Facebook: https://pt-pt.facebook.com/amodaantiga
Site: www.amodaantiga.pt

Lista de Restaurantes

Para consultar a lista dos Restaurantes de Viana do Castelo Clique aqui