Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Litoral > Galardões

Galardões

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Uma praia com bandeira azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para o lixo, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores-salvadores, de 15 de Junho a 15 de Setembro,das 09:30 às 19:30 horas, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e actividades de educação ambiental.

Ao todo são necessários 32 requisitos para que uma praia possa hastear a Bandeira Azul.

Em Viana do Castelo são oito as praias que mereceram a Bandeira Azul: Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Para saber mais sobre este assunto consulte as páginas na Internet da Associação Bandeira Azul (www.abae.pt ou www.blueflag.org).

Qualidade de Ouro

A avaliação é efetuada pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) desde 2010, recorrendo à informação pública oficial disponibilizada pelo Instituto da Água (dados consultáveis através do sítio snirh.pt).

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

 Qualidade da água boa nas três épocas balneares entre os anos de 2007 a 2009 (“boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia);

 Qualidade da água excelente nas últimas épocas balneares.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Em Viana do Castelo são nove as praias galardoadas com Qualidade de Ouro desde 2010: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Praia Acessível

O Projeto Praia Acessível/Praia para Todos, tem como objetivo tornar acessíveis as zonas balneares, às pessoas com mobilidade condicionada.

As condições que determinam considerar-se uma praia como acessível, podendo em consequência hastear o respetivo galardão, são: 
• Acesso pedonal fácil; 
• Estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; 
• Acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos; 
• Passadeiras no areal; 
• Sanitários acessíveis;
• Posto de socorros acessíveis.


Em Viana do Castelo as praias de Amorosa e Carreço oferecem apoios anfíbios para o banho.

Para ver a brochura clique AQUI

Mais informação consultar AQUI

Praia Saudável

O projeto Praia Saudável é promovido pela Fundação Vodafone Portugal e tem como objetivo oferecer um elevado nível de segurança nas zonas balneares.

Nos últimos anos foram disponibilizados equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, VPN (Virtual Private Network) que permite a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

 

Mais informação consultar AQUI

7 Maravilhas - Praias de Portugal

O concurso 7 Maravilhas lançou em 2012 a edição Praias de Portugal. 
No concelho de Viana do Castelo foram nomeadas as praias de Carreço e Paçô, eleita como pré-finalista a praia do Cabedelo na categoria de uso desportivo e como finalista a praia de Canto Marinho na categoria de praia selvagem.

Mais informação consultar AQUI

Praia Dourada

O galardão de Praia Dourada foi atribuído em 1998 às praias de Canto Marinho e Rodanho pelo Ministério do Ambiente, pelos valores ambientais que apresentavam e pelo seu carácter selvagem, os mesmos encontram-se atualmente muito bem conservados.