Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Litoral > Galardões

Galardões

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios relacionados com: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Esta distinção é gerida pela Associação Bandeira Azul da Europa em parceria com outras entidades locais, assenta na consciencialização dos cidadãos e dos decisores e na realização de ações de sensibilização e informação que promovam a sustentabilidade das zonas balneares.

Uma praia com Bandeira Azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para os resíduos, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores salvadores, durante a época balnear, com equipamento para prestar os primeiros socorros, com informação e atividades de educação ambiental.

Em Viana do Castelo são nove as praias que mereceram a Bandeira Azul: Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar Amorosa e Castelo de Neiva.

Para saber mais sobre este assunto consulte as páginas na Internet da Associação Bandeira Azul (https://bandeiraazul.abae.pt).


Qualidade de Ouro

A distinção Praia Qualidade de Ouro é atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, traduzindo-se num reconhecimento público e numa garantia de fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água.

A Quercus recorre, anualmente, à informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, confirmando a excelência da água na última época balnear. Fundamenta-se, ainda, na classificação atribuída nos últimos cinco anos, tendo por base as análises às águas balneares classificadas como "Excelente.

Para mais informação poderá consulte o seguinte site:
Quercus (https://quercus.pt/category/praiasouro)


Praia Acessível

O Projeto Praia Acessível/Praia para Todos nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD), dando também cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 123/97 de 22 de maio.
É um projeto coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação que consiste em tornar as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar os veraneantes para a importância de uma sociedade inclusiva. pelo que aquelas devem reunir condições especiais ao nível do estacionamento, dos WC’s e dos acessos ao areal e serviços.
O projeto é implementado em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo com a oferta de forma gratuita de canadianas e cadeiras anfíbias que permite ao utente a deslocação à água, acompanhado de terapeutas e voluntários.
Devido à situação pandémica, os terapeutas e voluntários não poderão realizar ou auxiliar nas transferências. É obrigatória a utilização de máscara. Os equipamentos são desinfetados após cada utilização.
As praias do Cabedelo e Carreço oferecem condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos.

Para mais informação poderá consultar:
www.inr.pt/programa-praia-acessivel
appacdm-viana.pt/projetos.html

Veja a informação sobre as praias acessiveis de Viana do Castelo:
Praia de Carreço
Praia do Cabedelo

Praia Saudável

O programa Praia Saudável, resulta da cooperação entre a Fundação Vodafone Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Associação Bandeira Azul da Europa.e Município de Viana do Castelo.

Este programa incide em quatro vertentes principais: Segurança, Acessibilidade, Ambiente e Sensibilização.
O seu principal objetivo é contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias.
Nos últimos anos foram disponibilizados equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, VPN (Virtual Private Network) que permite a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

Mais informação: 
https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/programas/praia-saudavel.html


7 Maravilhas - Praias de Portugal

O concurso 7 Maravilhas lançou em 2012 a edição Praias de Portugal. 
No concelho de Viana do Castelo foram nomeadas as praias de Carreço e Paçô, eleita como pré-finalista a praia do Cabedelo na categoria de uso desportivo e como finalista a praia de Canto Marinho na categoria de praia selvagem.

Praia Dourada

O galardão de Praia Dourada foi atribuído em 1998 às praias de Canto Marinho e Rodanho pelo Ministério do Ambiente, pelos valores ambientais que apresentavam e pelo seu carácter natural e bem conservado.