Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Litoral > Galardões

Galardões

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias, marinas e embarcações que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios relacionados com: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Esta distinção é gerida pela Associação Bandeira Azul da Europa em parceria com outras entidades locais, assenta na consciencialização dos cidadãos e dos decisores e na realização de ações de sensibilização e informação que promovam a sustentabilidade das zonas balneares.

Uma praia com Bandeira Azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para os resíduos, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores salvadores, durante a época balnear, com equipamento para prestar os primeiros socorros, com informação e atividades de educação ambiental.

Em Viana do Castelo são nove as praias que mereceram a Bandeira Azul: Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar Amorosa e Castelo de Neiva.

Para saber mais sobre este assunto consulte as páginas na Internet da Associação Bandeira Azul (https://bandeiraazul.abae.pt).

Qualidade de Ouro

A distinção Praia Qualidade de Ouro é atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, traduzindo-se num reconhecimento público e numa garantia de fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água.

A Quercus recorre, anualmente, à informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, confirmando a excelência da água na última época balnear. Fundamenta-se, ainda, na classificação atribuída nos últimos cinco anos, tendo por base as análises às águas balneares classificadas como "Excelente.

Para mais informação poderá consulte o seguinte site:
Quercus (https://quercus.pt/category/praiasouro)


Praia Acessível

O Projeto Praia Acessível/Praia para Todos nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD), dando também cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 123/97 de 22 de maio.
É um projeto coordenado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação que consiste em tornar as praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar os veraneantes para a importância de uma sociedade inclusiva. pelo que aquelas devem reunir condições especiais ao nível do estacionamento, dos WC’s e dos acessos ao areal e serviços.
O projeto é implementado em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo com a oferta de forma gratuita de canadianas e cadeiras anfíbias que permite ao utente a deslocação à água, acompanhado de terapeutas e voluntários.
Devido à situação pandémica, os terapeutas e voluntários não poderão realizar ou auxiliar nas transferências. É obrigatória a utilização de máscara. Os equipamentos são desinfetados após cada utilização.
As praias do Cabedelo e Carreço oferecem condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos.

Para mais informação poderá consultar:
www.inr.pt/programa-praia-acessivel
appacdm-viana.pt/projetos.html

Veja a informação sobre as praias acessiveis de Viana do Castelo:
Praia de Carreço
Praia do Cabedelo

Praia Saudável

O programa Praia Saudável, resulta da cooperação entre a Fundação Vodafone Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Associação Bandeira Azul da Europa.e Município de Viana do Castelo.

Este programa incide em quatro vertentes principais: Segurança, Acessibilidade, Ambiente e Sensibilização.
O seu principal objetivo é contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias.
Nos últimos anos foram disponibilizados equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, VPN (Virtual Private Network) que permite a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

Mais informação: 
https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/programas/praia-saudavel.html


7 Maravilhas - Praias de Portugal

O concurso 7 Maravilhas lançou em 2012 a edição Praias de Portugal. 
No concelho de Viana do Castelo foram nomeadas as praias de Carreço e Paçô, eleita como pré-finalista a praia do Cabedelo na categoria de uso desportivo e como finalista a praia de Canto Marinho na categoria de praia selvagem.

Praia Dourada

O galardão de Praia Dourada foi atribuído em 1998 às praias de Canto Marinho e Rodanho pelo Ministério do Ambiente, pelos valores ambientais que apresentavam e pelo seu carácter natural e bem conservado.


Praia ZERO Poluição

Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

No concelho de Viana do Castelo foram distinguidas este ano pela associação ambientalista Zero, as praias de Afife e Arda, na freguesia de Afife.