Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Litoral > Galardões

Galardões

Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental.

Uma praia com bandeira azul significa, entre outras coisas, que é uma praia com uma boa qualidade da água, limpa e equipada com recipientes para o lixo, com instalações sanitárias em boas condições de higiene, com boas acessibilidades, que é vigiada por nadadores-salvadores, de 15 de Junho a 15 de Setembro,das 09:30 às 19:30 horas, com equipamento para prestar os primeiros socorros e com informação e actividades de educação ambiental.

Ao todo são necessários 32 requisitos para que uma praia possa hastear a Bandeira Azul.

Em Viana do Castelo são oito as praias que mereceram a Bandeira Azul: Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Para saber mais sobre este assunto consulte as páginas na Internet da Associação Bandeira Azul (www.abae.pt ou www.blueflag.org).

Qualidade de Ouro

A avaliação é efetuada pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) desde 2010, recorrendo à informação pública oficial disponibilizada pelo Instituto da Água (dados consultáveis através do sítio snirh.pt).

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

 Qualidade da água boa nas três épocas balneares entre os anos de 2007 a 2009 (“boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia);

 Qualidade da água excelente nas últimas épocas balneares.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Em Viana do Castelo são nove as praias galardoadas com Qualidade de Ouro desde 2010: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Praia Acessível

O Projeto Praia Acessível/Praia para Todos, tem como objetivo tornar acessíveis as zonas balneares, às pessoas com mobilidade condicionada.

As condições que determinam considerar-se uma praia como acessível, podendo em consequência hastear o respetivo galardão, são: 
• Acesso pedonal fácil; 
• Estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; 
• Acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos; 
• Passadeiras no areal; 
• Sanitários acessíveis;
• Posto de socorros acessíveis.


Em Viana do Castelo as praias de Amorosa, Carreço e Cabedelo oferecem apoios anfíbios para o banho, cadeiras e canadianas.

Mapa das praias acessiveis
(Clique na imagem para ampliar)

Ver brochura da Praia da Amorosa
Ver brochura da Praia de Cabedelo
Ver brochura da Praia do Carreço
Mais informação consultar AQUI

Praia Saudável

O projeto Praia Saudável é promovido pela Fundação Vodafone Portugal e tem como objetivo oferecer um elevado nível de segurança nas zonas balneares.

Nos últimos anos foram disponibilizados equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, VPN (Virtual Private Network) que permite a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

 

Mais informação consultar AQUI

7 Maravilhas - Praias de Portugal

O concurso 7 Maravilhas lançou em 2012 a edição Praias de Portugal. 
No concelho de Viana do Castelo foram nomeadas as praias de Carreço e Paçô, eleita como pré-finalista a praia do Cabedelo na categoria de uso desportivo e como finalista a praia de Canto Marinho na categoria de praia selvagem.

Praia Dourada

O galardão de Praia Dourada foi atribuído em 1998 às praias de Canto Marinho e Rodanho pelo Ministério do Ambiente, pelos valores ambientais que apresentavam e pelo seu carácter selvagem, os mesmos encontram-se atualmente muito bem conservados.