Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Centro de Mar

Centro de Mar

O Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, a funcionar no Navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro 2014 (Dia Nacional do Mar).
A abertura decorreu depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do navio Gil Eannes para ali abrir a “porta de entrada” do Centro de Mar de Viana do Castelo, tendo implicado um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que já aí estão a funcionar. As novas componentes instaladas – áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima – obrigam a acrescentar à exposição existente, fundamentada numa musealização convencional e interpretativa do próprio navio enquanto objeto patrimonial, duas novas componentes expositivas, uma de caráter interativo e “remissivo” (porque remete o visitante para o território local e regional envolvente, através de uma fio condutor que se centra na temática global da cultura e vivência marítimas) e uma de caráter imersivo (apoiada fundamentalmente no recurso ao audiovisual).
O novo espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.
A primeira exposição “Um Mar de Oportunidades” inaugurou juntamente com o Centro e explora de forma muito visual algumas das áreas mais marcantes da relação de Viana do Castelo com o Mar.

Em 2015, foi galardoado com Bandeira Azul, reconhecendo a sua importância para o conhecimento do mar, tornando-se assim num CENTRO AZUL.

(Compilação de filmes sobre os Centros Náuticos e Centro de Mar de Viana do Castelo)

Entrada gratuita.

Horário de abertura ao público:

3ª a domingo das 10H00 às 18H00 (inverno);
3ª a Domingo das 10H00 às 19H00 (verão);
Encerra dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.


Marcações de visitas através do telefone 258 809 362 (CMIA) ou dos E-mails: centrodemar@cm-viana-castelo.pt ou cmia@cm-viana-castelo.pt


https://www.facebook.com/centrodemar