Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Associações...Culturais

Associações / Grupos Culturais

Centro Cultural do Alto Minho

Fundado em 1979, o Centro Cultural do Alto Minho tem tido ao longo da sua existência um reconhecido papel de dinamizador cultural, organizando a sua diversificada actividade em Oficinas de Cinema e Audiovisual, de Literatura e Ideias, de Teatro e Marionetas, de Artes Visuais e de Edições. Algumas destas oficinas, mercê do seu trabalho organizado e regular, tornaram-se "incubadoras" de novos projectos associativos ou profissionais autónomos, como foram os casos do Teatro do Noroeste (em 1993); da Feira do Livro (em 1994); da Associação de Animação e Produção Audiovisuais “Ao Norte” (em 1994) e da Associação Marionetas, Actores & Objectos (em 2001).

Contactos:
Praça 1º de Maio, nº 62
4900 - 534 VIANA DO CASTELO
Telefone: 258 842 819
Email: centroculturaldoaltominho@gmail.com
Site: www.centroculturaldoaltominho.org

Centro de Estudos Regionais

O Centro de Estudos Regionais (CER) foi fundado em 15 de Abril de 1978 como instituição que tem por objectivos o estudo, a investigação, a defesa e a divulgação dos valores históricos, artísiticos, antropológicos e culturais, socio-económicos, científicos e paisagísticos cuja Utilidade Pública foi reconhecida em 1985.
A actividade está centrada no Alto Minho e inclui a organização de colóquios, congressos e acções de sensibilização para as questões do património e intervenções na área do ambiente, cursos de formação profissional ou inventários de arte sacra.

Contactos:
Largo do Instituto Histórico do Minho, 20/22
4900-522 Viana do Castelo
Telefone / Fax: 258 828 192
Email: estudosregionais@sapo.pt
Site: http://www.cer.pt/

Fundação Átrio da Música

Escola Profissional de Música de Viana do CasteloCriada em 1992, e tendo tido como entidades promotoras a Academia de Música de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a EPMVC integra actualmente a Fundação Átrio da Música. Nesta Escola são ministrados, do 7º ao 12º ano de escolaridade, todos os cursos de especialização instrumental que constituem a orquestra sinfónica e a sua população escolar é de 130 jovens provenientes, na sua maioria, do Distrito de Viana do Castelo, mas também de outras regiões do Norte e Centro do país.
A sua Orquestra Sinfónica e grupos de música de câmara têm realizado, nos últimos anos, várias centenas de concertos em diversas localidades de Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha, bem como concertos didácticos destinados à população local, com destaque para crianças e jovens das escolas do Ensino Básico e Secundário do Concelho. Da sua internacionalização destacam-se as participações no projecto "Niteroi - Encontro com Portugal, Comemorações dos 500 Anos dos Descobrimentos Portugueses", em Abril de 1998, no Brasil, e no Festival Juvenil de Música Sacra "Note di Spiritualità", a convite do Município de Verona, em Outubro de 2006, em Itália. A Orquestra tem centrado a sua actividade na apresentação de obras significativas do repertório musical europeu e, também, na divulgação de compositores portugueses do século XVIII à actualidade. Em Março de 1999 apresentou em 1ª audição mundial da obra" Polifonias de Notre Mer - Minho I" de Cândido Lima.
A Orquestra EPMVC realiza regularmente estágios de aperfeiçoamento com maestros convidados, como António Saiote, Cesário Costa, Cristobal Soler, Ernst Schelle, Jan Cober, Juliàn Lombana, Josep Vicent, Leonardo Barros, Osvaldo Ferreira, Roberto Pérez e Vasco Pearce de Azevedo. É seu maestro titular Javier Viceiro.

Contactos:
Travessa do Salgueiro,14-16
4900 - 323 Viana do Castelo
Telefone: 258 806 120
Fax: 258 806 139
E-Mail: fam@fam.org.pt
Site: www.fam.pt

Fundação Maestro José Pedro

A ZEPAM - Zé Pedro Associação Musical  presta um valioso serviço de formação artística aos jovens vianenses, como alfobre de instrumentistas e de amadores teatrais, mas, também, como activo agente de animação cultural da cidade.
A sua notável actividade foi idealizada pelo Maestro José Pedro, impulsionador da, então, Escola de Música e, depois, Centro de Cultura Juvenil, personalidade que devotou grande parte da sua vida a apaixonar os jovens vianenses pela música.
A ZEPAM inclui uma Orquestra Ligeira de qualidade e uma Banda de Gaiteiros que, pela propriedade de apresentação, pela originalidade da indumentária, baseada nos bordados e no ouro de Viana, e pelo seu vibrante repertório, é um dos novos agentes de animação mais procurados.

Contactos:

Morada: Largo Maestro José Pedro
4900-322 VIANA DO CASTELO
Tel.: +351 258 825 197
Telemóvel: 963 280 524 
E-mail: geral@zepam.pt
GPS: 41.691191, -8.830552