Página Inicial > Agenda Cultural > Romaria da...D’Agonia

Romaria da Srª D’Agonia

A Romaria d’Agonia acontece de 16 a 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.
Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.


"A Romaria das Romarias de Portugal" atrai anualmente cerca de um milhão de visitantes a Viana do Castelo, durante vários dias. Do seu programa os destaques vão para o Desfile da Mordomia, a Festa do Traje, a Procissão ao Mar, o Cortejo Etnográfico ou os Fogos-de-artifício, como a Serenata na Ponte Eiffel.


A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

 

Local: Cidade de Viana do Castelo
Organização: VianaFestas. Apoio: Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

Mais informações em: 
www.vianafestas.com

www.facebook.com/Vianafestas.RomariadAgonia

Consulte o Magazine digital
 da Romaria d'Agonia
www.romariadagonia-mag.pt 

Consulte "Arquivo docmental Digital da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia":
http://www.memoriasdaromaria.pt/



Informações
Evento
de 16 de Agosto de 2019
a 20 de Agosto de 2019