Página Inicial > Agenda Cultural > Romaria da...d' Agonia

Romaria da Senhora d' Agonia

Destaques do programa

A Romaria d’Agonia acontece de 17 a 21 de Agosto de 2022, sendo que a história da Romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.


No dia 17 de agosto (quarta-feira) destaca-se a revista de gigantones e cabeçudos, arruadas com grupos de concertinas e o encontro de desgarradas e cantares ao desafio. No dia seguinte, 18 de agosto (quinta-feira)o destaque vai para o tradicional Desfile da Mordomia, com centenas de pessoas trajadas a rigor.

Na sexta-feira, 19 de agosto, tem lugar pela tarde a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia. À noite, poderá assistir a mais fogo de artifício e festivais de folclore.

No sábado, 20 de agosto, será retomada a Procissão ao Mar. Já no domingo, dia 21 de agosto, poderá assistir ao típico Cortejo Histórico/Etnográfico.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Informações
Evento
de 17 de Agosto de 2022
a 21 de Agosto de 2022