Página Inicial > Agenda Cultural > Inauguração...- Coliseu

Inauguração do Centro Cultural de Viana do Castelo - Coliseu

Vai ser inaugurado no próximo domingo, dia 14 de Julho, às 12h00, o Centro Cultural de Viana Castelo, com a presença do Arqtº Souto Moura, autor do projecto.
A festa de inauguração do Centro Cultural começa no exterior deste equipamento, na Praça Marques Júnior, às 11 da manhã, animada por 32 Associações Culturais e Desportivas do concelho, que trarão mais de 700 elementos para proporcionar momentos de dança, poesia, teatro, cantares, música, bombos, folclore, zumba, judo, esgrima, karaté, entre outras actividades.
A partir das 12h00, realizar-se-á a vista ao Centro Cultural guiada pelo Arqtº Souto Moura, continuando a decorrer no espaço, que está aberto aos Vianenses, as várias actividades promovidas pelas Associações Culturais e Desportivas do concelho, constituindo a maior participação associativa num evento.
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra do Município de Viana do Castelo, está localizado num espaço privilegiado da frente ribeirinha e constitui a nova centralidade cultural do Alto Minho.
Com variadas valências, este equipamento da autoria do Arquitecto Souto Moura, vem viabilizar a disponibilidade, no Alto Minho, de uma nova infra-estrutura com características únicas e inovadoras, vocacionada para uma programação de âmbito supramunicipal nos domínios da cultura, do lazer, da animação turística, do desporto e da promoção económica.
Integrado no conjunto dos novos edifícios da Praça da Liberdade, que caracterizam Viana do Castelo coma a nova” meca da arquitectura”, o Centro Cultural de Viana do Castelo assume – se como plataforma de mediação e de concertação intermunicipal, ao nível da programação cultural, artística, desportiva, de natureza recreativa e no campo do turismo e outros eventos económicos.
O valor desta obra, considerando os arranjos exteriores no valor de 1,1 milhões de euros e que contemplam novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além do prolongamento, para a foz, das escadarias de acesso ao rio Lima e de um aparcamento específico para autocarros e ligeiros, orçou em 13,1 milhões de euros.Este equipamento de características únicas na região, tem uma área de implantação e de construção de 4.425 m2, um volume de escavação de 19.000 m3, um volume de betão de 5.000 m3, utilizou 900 toneladas de aço para betão, tendo uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.
Construído pela Martifer SA e Paínhas SA em consórcio, esta obra iniciada em 2008 e concluída em Julho de 2013 só foi possível com apoio de fundos comunitários, contando com o apoio e solidariedade dos dez Municípios do Alto Minho.

Informações
Evento
a 14 de Julho de 2013 às 12h00
Centro Cultural de Viana do Castelo
258 809 300
258 809 347
Praça Marques Júnior
4900 Viana do Castelo