Página Inicial > Agenda Cultural > II Encontro...Diáspora

II Encontro de Investidores da Diáspora

Viana do Castelo vai receber, dias 15 e 16 de Dezembro, o II Encontro de Investidores da Diáspora, no Forte de Santiago da Barra, numa iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em conferência de imprensa ontem, o secretário de Estado revelou que estarão presentes 14 membros do governo e mais de vinte entidades responsáveis pelo investimento em Portugal.

A iniciativa, que visa promover a dinamização do tecido empresarial da diáspora portuguesa e do seu duplo potencial, enquanto origem de fluxos de investimento e destino de iniciativas de diversificação de mercados por parte de empresários portugueses, ao nível das micro e pequenas empresas, pretende ir ao encontro das preocupações, questões e interesses concretos dos participantes, facultando-lhes o acesso a conhecimentos e informação em áreas-chave para os seus negócios, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento em Portugal (estando para o efeito presentes representantes das relevantes instituições e instrumentos de apoio ao investimento ou ligados às áreas funcionais que lhe estão mais diretamente associadas), facilitando-lhes o estabelecimento de redes de contacto com entidades importantes para as suas atividades económicas e também com outros investidores, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

O programa do evento, que será oficialmente aberto pelos Senhores Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Economia, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e Presidente da Câmara de Viana do Castelo, foi concebido em torno de painéis dedicados a áreas temáticas úteis e apelativas aos investidores portugueses e lusodescendentes presentes. Três painéis institucionais incidirão, respetivamente, sobre (1) oportunidades, instituições e instrumentos de apoio ao investimento; (2) modelos de associação e participação em rede, com enfoque nas Universidades, Câmaras de Comércio e Indústria portuguesas no estrangeiro e outras formas de associativismo empresarial da diáspora; e (3) o papel das autarquias, regiões, cooperação regional e transfronteiriça. Estes painéis temáticos serão lançados por membros do Governo e neles participarão oradores representando tutelas, instituições e entidades nacionais relevantes nas áreas do investimento e empreendedorismo com origem ou destino na Diáspora, que apresentarão, apoiados por moderadores de órgãos da comunicação social, informação e experiências úteis e importantes, a que se seguirá a abertura do debate à audiência, para esclarecimento de dúvidas e recolha de sugestões. Dois painéis adicionais proporcionarão a apresentação de iniciativas e casos concretos de empreendedorismo da diáspora.

Será também valorizada a vertente dos contactos e do estabelecimento de redes (“networking”), com a instalação de “mini-stands” informativos, e um programa de eventos promocionais e de convívio à margem do Encontro.

Quanto à participação, todos os interessados – agentes económicos, empresariais ou outros, no exterior ou no País – podem inscrever-se no evento, sem encargos financeiros de inscrição. Prevê-se um bom nível de participação, em qualidade e em número, de múltiplos países, áreas de atividade económica e patamares institucionais: empresários e investidores, representantes de Municípios, Câmaras de Comércio, Universidades, comunicação social, assim como entidades responsáveis, no plano nacional, pela gestão das matérias prioritárias para os interessados em investir em Portugal ou em procurar novos destinos de negócio.

Existem já 220 inscrições, mas estas poder ser feitas através de mensagem dirigida ao Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), para o endereço de correio eletrónico gaid@mne.gov.pt. Da mensagem deverão constar nome, contactos telefónicos e eletrónicos e breve informação de empresa.

Informações
Evento
de 15 de Dezembro de 2017
a 16 de Dezembro de 2017
Castelo de Santiago da Barra
Campo do Castelo
4900-359 Viana do Castelo