Página Inicial > Agenda Cultural > Festival...da Erva”

Festival “Jazz Praça da Erva”

Realizando-se desde 1992, no belíssimo espaço intimista da Praça da Erva, este festival, que decorre em 2014 de 7 a 9 de agosto, presentemente, estende-se a outros palcos como o Teatro Municipal Sá de Miranda. Desde a sua origem, é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com produção e direção artística de David Martins.
Mantendo uma qualidade que lhe garantiu um lugar de prestígio no panorama do jazz nacional e peninsular, pelos seus palcos já passaram os mais importantes músicos de jazz portugueses, bem como figuras de topo a nível internacional tais como: Billy Cobham, Burdette Becks, Carles Benavent, Danny Gotlieb, Harmony Central, Jeff Berlin, Joey Defrancesco, Jorge Pardo, Maceo Parker, Miroslav Vitous, Noveccento, Richard Galiano e Stanley Jordan, entre muitos outros. Para além dos concertos, decorrem paralelamente outras atividades: exposições, colóquios, Workshops e Jam Sessions.

Local: Dias 7 e 8 de agosto, na Praça da Erva (entrada livre) e dia 9, no Teatro Municipal Sá de Miranda (Bilhete 12 €). Espetáculos às 22h00.
Promotor: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Produção: Eventos David Martins - Colaboração: Amnistia Internacional

Programa 2014:


Dia 7 de agosto:
- ESPÉCIE DE TRIO

Local: Praça da Erva (entrada livre), às 22h00
- Jam Session
Local: Eventos Caffe (entrada livre), às 24h00

Dia 8 de agosto:
- LET THE JAM ROLL

Local: Praça da Erva (entrada livre), às 22h00
Dia 8 - BATERIA TORTURA* (performance)
Local: Praça da Erva (entrada livre), às 23h30

Dia 9 de agosto:
- Abertura da Exposição BATERIA TORTURA, às 21h00
Local: Eventos Caffe
- "TERRA SECA" - MÁRIO LAGINHA 
Local: Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22h00 (preço do bilhete: 12 €)

Bilheteira Teatro Municipal Sá de Miranda: tel. 258 809 382

Tema da edição 2014 - "Os Caminhos do Jazz - fusão e globalidade": num mundo dominado pela globalização, a fusão inter-géneros musicais está na ordem do dia: no projeto Espécie de Trio liderado pelo pianista portuense Hugo Raro (uma estreia na Praça da Erva), tomam-se os temas da música pop das décadas de 70 e 80 e constroem-se obras jazzisticas inspiradas nestes; já os irreverentes e vistuosisticos Let The Jam Roll, misturam e recriam uma fusão alargada de estilos, numa música extremamente original, cantada em português por um vocalista e intérprete carismático; no encerramento, o mais recente projeto Terra Seca do Novo Trio de Mário Laginha leva as sonoridades da guitarra portuguesa aos caminhos do jazz, numa genialidade única só possível, pela engenhosa criatividade de Mário Laginha, sem sombra de dúvidas, ao lado do também genial Bernardo Sassetti, um dos dois maiores compositores portugueses na viragem do século XX para o XXI.

* BATERIA TORTURA - performance (na Praça da Erva) e exposição (no Eventos Caffe) de uma bateria formada por objetos usados em certos países do mundo como recursos para realização de tortura - acção de sensibilização musico-social, promovida em colaboração com a direção nacional da AMNISTIA INTERNACIONAL. A performance na Praça da Erva vai contar com a colaboração de bateristas e percussionistas profissionais. Na exposição é possível ao público observar de perto e experimentar os instrumentos de tortura que formam a bateria.
Bateria Tortura - seguir link:
https://www.youtube.com/watch?v=DA4iSHxknLY




Informações
Evento
de 07 de Agosto de 2014 às 22h00
a 09 de Agosto de 2014