Página Inicial > Agenda Cultural > Exposição...o Mundo”

Exposição “Viana do Lima, Porta para o Mundo”

A 16 de novembro, às 18h00, a Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou uma nova exposição no Centro de Mar, a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, integrada nas Comemorações do Dia Naciobnal do Mar.

A exposição ficará patente ao longo de 2017 na sala Hernâni Lopes. Trata-se de uma exposição que mergulha na história do porto de Viana do Castelo e das suas relações comerciais e culturais transatlânticas ao longo de cinco séculos. De incalculável valor, os documentos arquivísticos, cartográficos e icnográficos reproduzidos recuperam a memória de momentos e personalidades decisivas para a evolução das estruturas portuárias de Viana e para a sua afirmação como entreposto mercantil de escala global. São ainda reveladas as origens e os principais mercados dos produtos transacionados em diferentes períodos históricos, desvendados itinerários de circulação e recordados os nomes de estrangeiros notáveis atraídos a Viana pelo seu porto Atlântico.
Esta exposição, ao recordar a importante vocação marítima de Viana, porta para o universo das relações atlânticas ao longo do tempo, vem de encontro aos objetivos do Centro de Mar, que ambiciona contribuir para a renovação da cultura marítima de Viana do Castelo e posicioná-la como “Cidade Náutica do Atlântico.

Entrada livre.

Informações
Evento
de 16 de Novembro de 2016
a 16 de Novembro de 2017
Centro de Mar
258 809 362/258028068
Doca Comercial (Navio Gil Eannes)
4900 Viana do Castelo