Página Inicial > Agenda Cultural > Exposição...e Obra”

Exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra”

No âmbito das comemorações dos vinte anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou dia 25 de novembro, a exposição “Ernesto Roma – Vida e Obra” na Ala Jorge Amado da Biblioteca Municipal, seguida de uma conferência sobre o papel pioneiro deste médico e da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
Com intervenções de Gardete Correira, José Manuel Boavida, Roma Torres e do autarca de Viana do Castelo, a sessão sobre psicoeducação e grupos multifamiliares na Diabetes integrou as comemorações da Rede de Municípios Saudáveis, que decorreu na passada sexta e sábado em Viana do Castelo, local onde foi fundada a rede, e para cuja assembleia geral José Maria Costa foi reeleito.
A exposição apresenta a vida e a obra de Ernesto Galeão Roma, nascido em Viana do Castelo no dia 1 de junho de 1887 e licenciado em Medicina pela Escola Médica de Lisboa. Ernesto Roma cedo viajou depois para Paris e, mais tarde, para Boston, onde estagiou no Massachussetts General Hospital. Visitou a Clínica Joslin, para onde Banting e Best, os médicos que descobriram a insulina em 1921, tinham enviado os primeiros frascos do produto.
De volta a Portugal, criou a insulinoterapia e tornou-se reconhecido e consagrado como diabetologista. Frustrado pelo crescente número de mortes provocadas pela diabetes de pessoas que não tinham meios de adquirir a insulina, Ernesto Roma criou a “Associação Protectora dos Diabéticos Pobres”, com a ajuda de amigos e benfeitores da burguesia, onde iniciou as sessões de formação para pessoas com diabetes.
Adaptando a Clínica Diabetológica às condições dos pobres em Portugal, Roma criou uma Escola original em que a insulina era prescrita não só a crianças como também a adultos. Foi e é uma figura principal na História da Diabetologia, dando nome a uma fundação, criada em 2005 pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), que nasceu da vontade de implementar uma vertente exclusivamente dedicada à Educação da Pessoa com Diabetes e ao apoio da formação contínua de todos os profissionais que lidam com a doença.
A Fundação Ernesto Roma é também uma homenagem ao criador da Diabetologia Social e fundador da APDP, a mais antiga de todas as associações de pessoas com diabetes do mundo (1926).

Informações
Evento
de 25 de Novembro de 2017
a 31 de Dezembro de 2017
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
258 809 340
Alameda 5 de Outubro
4900-049 Viana do Castelo