Página Inicial > Agenda Cultural > Conferência...Descobrimentos"

Conferência "Rota dos Descobrimentos"

"Os Descobrimentos trouxeram outros povos, outros produtos, outras ideias, provocando o renascimento artístico, uma nova organização social e urbana. Viana do Castelo, com o seu porto de mar, abriu-se ao mundo, numa troca cultural que definiu, para sempre, a sua história. Através das conferências e da visita performativa seremos transportados para o património histórico, arquitectónico e artístico que nos foi legado; ao mesmo tempo, reinterpretamos o sentido desse legado no futuro desta comunidade."

O Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) em parceria com a CIM Alto Minho e com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a conferência Rota dos Descobrimentos, integrada no ciclo de conferências “Alto Minho 4D Viagem no Tempo - Um Mundo de Culturas”, que se realiza no dia 17 de novembro de 2018, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

"Alto Minho 4D – Viagem no Tempo" é um projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM-AM) que pretende dar a conhecer a história e arte do Alto Minho. O objetivo desta iniciativa é introduzir no património cultural e artístico deste território, ao longo do tempo em que ele foi construído, os habitantes que aqui residem e os turistas que o visitam.

Dentro deste projeto, a CIM-AM convidou o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) para organizar um Ciclo de Conferências sobre diferentes temáticas de história da arte, tendo por base o património existente nos diferentes concelhos desta Comunidade Intermunicipal. O objetivo é ter, cada mês, uma conferência na sede de um dos 10 municípios, tomando por tema uma época histórica e a arte que a representa. Para essas conferências convidaram-se personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo nas áreas em análise.

A organização pretende, para além de fornecer aos participantes os conteúdos mais recentes e aprofundados dos temas propostos, contribuir para uma experiência do território, no contato com o seu património gastronómico e através de visitas guiadas a locais onde se encontram exemplares significativos da rota anunciada. As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas e, depois do almoço, segue-se a visita de estudo acompanhada.

A participação nestas sessões e visitas é gratuita e livre. No entanto, as pessoas que desejem inscrever-se para as sessões e visitas de estudo podem fazê-lo preenchendo uma ficha disponível no site do CCAM (www.centroculturaldoaltominho.org) e da CIM-AM (www.cim-altominho.pt).

Às 15h00, decorrerá uma Visita guiada e Visita Performativa, pelas Comédias do Minho e Teatro do Noroeste, em co-programação com a Talkie-Walkie e Ondamarela, no Centro Histórico de Viana do Castelo.

Mais informações:
centroculturaldoaltominho@gmail.com.

Informações
Evento
a 17 de Novembro de 2018 às 11h00