Página Inicial > Agenda Cultural > Atividades...nas praias

Atividades de educação ambiental e segurança nas praias

Ao longo deste mês de julho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Geoparque Litoral de Viana do Castelo vão promover, em 10 praias da costa vianense, atividades de educação ambiental e de segurança balnear. As atividades “O Oceano”, o “O ciclo da água” e o “O Mar Seguro” vão ser dinamizadas alternadamente pelas praias, tendo como objetivo chegar às famílias e ao público em geral, com especial destaque para as crianças. 
As atividades, que decorrem entre as 10h00 e as 11h00, nas manhãs de segunda e sexta-feira, neste mês de julho, nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa (Sul), Rodanho, Argaçosa e Castelo de Neiva, integram o programa da Bandeira Azul. 
As manhãs vão ser preenchidas com as diferentes atividades que, através de jogos e conteúdos lúdicos, pretendem promover o conhecimento sobre os diversos temas relacionados com o Oceano. No final de cada atividade será feita uma reflexão com os participantes sobre as diferentes aprendizagens e sobre os comportamentos a ter para preservar o meio ambiente. 
Nas diversas atividades, e através de jogos, os participantes vão responder a questões sobre a relação entre o mar e a terra, a influência que os oceanos têm em todos os aspetos da vida do planeta, os diferentes habitats dos seres autotróficos, abordando ainda as fontes de poluição e quais as medidas que devemos tomar no dia-a-dia para conservar o ambiente.
Serão ainda abordados temas relacionados com questões de segurança balnear, dinamizados pela Associação Coordenada Decimal, que representa os Nadadores Salvadores de Viana do Castelo. Com o uso de metodologias participativas e dinâmicas de grupo, os participantes vão assimilar aprendizagens em contexto não formal.

Informações
Evento
de 02 de Julho de 2018 às 10h00
a 23 de Julho de 2018 às 11h00