Página Inicial > Agenda Cultural > Apresentação...Junqueiro

Apresentação do Livro “A Lágrima” de Guerra Junqueiro

Dia 15 de setembro, será apresentado o Livro “A Lágrima” de Guerra Junqueiro nos 170 Anos do seu Nascimento, na Sede do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, às 18h00.

Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Lágrima”, de Guerra Junqueiro, embora seja um texto curto, e cuja escrita resultou de um episódio circunstancial, acabou por se revelar como um dos mais perenes do célebre Poeta.
Na verdade, este pequeno texto conseguiu superar a sua época, e pode hoje ser lido como um manifesto ecológico, ou seja: pode ser lido como se tratasse de um texto escrito para os dias de hoje. Para além do mais, é também uma apologia da simplicidade e da gratuitidade das coisas verdadeiramente importantes e universais.
“A Lágrima” é uma história que, se pode ser lida com proveito por adultos, pode ainda mais servir como educação e preparação dos mais jovens para os desafios de um mundo que requer uma plena consciência ecológica e cívica.
Neste livro, juntamos as palavras de Guerra Junqueiro às ilustrações da consagrada e premiada ilustradora Susana Lima.
A vida e a obra de Guerra Junqueiro estão indelevelmente ligadas a Viana do Castelo, onde o escritor casou, viveu e baptizou as suas filhas. Daí que esta homenagem, que o Município da Princesa do Lima lhe presta na passagem dos 170 anos do seu nascimento, seja um preito e uma forma de lembrar e fazer ler a sua obra.

.

Informações
Evento
a 15 de Setembro de 2020 às 18h00