Regeneração Urbana

18 de setembro de 2014


A Sanitop e a Câmara Municipal de Viana do Castelo têm o prazer de convidar para o debate DESAFIOS DA REGENERAÇÃO URBANA a realizar amanhã, sexta-feira, 19 de Setembro, em Viana do Castelo, às 17h na delegação da Ordem dos Engenheiros (Av. Conde da Carreira, 81) com intervenções dos arquitectos Alexandre Alves Costa e Rui Branco Cavaleiro.
É hoje claro que a regeneração urbana exige mais do que apenas a reabilitação de edifícios. Deverá encontrar respostas para um conjunto mais amplo de necessidades, enquadradas no plano técnico de modo multidisciplinar, integrando e valorizando componentes sociais, económicas e culturais. À re-infraestruturação dos próprios edifícios, garantindo-lhes condições de segurança, salubridade e conforto compatíveis com um bem-estar democratizado, é fundamental acrescentar um sentido social que promova a vitalidade da ocupação urbana equilibrada e dinâmica.
As comunidades têm, nestes processos, oportunidade de se rejuvenescer mantendo a memória profunda dos espaços povoados e encontrando novos impulsos económicos pensados para a sustentabilidade.
Toda a fileira da construção (promoção imobiliária, projecto, construção e instalação de sistemas e equipamento) olha para a regeneração urbana com grandes expectativas para o futuro de um sector há mais de uma década em contracção.
O Fórum bienal para profissionais que a empresa, sediada em Viana, Sanitop organiza desde 2006, elegeu para a edição de 2014 este tema como motivo principal da sua iniciativa. E, porque entendeu que é o momento certo para partilhar experiências concretas e estudá-las, encontrou na cidade de Viana do Castelo um excelente Case Study pelas diversas intervenções urbanas enquadradas em planeamento de pormenor e beneficiando de incentivos e sinergias que proporcionam condições para que a regeneração aconteça.
Assim, contamos com todos para a partilha de experiências e ideias sobre Regeneração Urbana. E vamos contribuir para que aconteça cada vez mais.
Com os melhores cumprimentos,

José Maria Costa (Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo)
Johan Stevens (Director Geral da Sanitop)

Convite

Passeio das Mordomas da Romaria 
4904-877 Viana do Castelo
tl.:258 809 300 
fx.:258 809 347