[DATE]

rei

Presépio vivo e Adoração dos Reis Magos em Viana do Castelo

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental - APPACDM de Viana do Castelo, em colaboração com a Junta de Freguesia de Monserrate e o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, promove dia 4 de Janeiro, a partir das 21h30, na Igreja de S. Domingos, a Chegada e Adoração dos Reis Magos.   A encenação, conta com a participação de cerca de 50 figurantes, 36 dos quais utentes da estrutura da Areosa da APPACDM e regista a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos. A saída do cortejo terá lugar na Estação do Caminho-de-ferro, pelas 21h.
Os três Reis Magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, são personagens da narrativa cristã que visitaram o Menino Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus). Segundo reza a história, viram e seguiram uma estrela até ao local onde nasceu Jesus, onde ofereceram ouro, incenso e mirra. Esta tradição cristã é assinalada, anualmente, no dia 6 de Janeiro.


estatuade_viana

Comemorações dos 165 Anos da Elevação de Viana a Cidade

Em 20 de Janeiro de 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra. Viana do Castelo assinala os 165 anos de cidade com uma série de iniciativas, nomeadamente com a realização no dia 19 da tradicional Arruada de Janeiras (com concentração dos grupos pelas 21h, na Praça da República), no dia 20 com a 15º Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, Mini Maratona  e Caminhada – Todos a Andar - EDP Gás (com partida (10h30) da Alameda 5 de Outubro e chegada ao mesmo local – organização da Câmara Municipal e Cyclones Sanitop) e com a Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade, às 16h, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Consultar programa específico. Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo


Ins_Pedrosa

À Conversa com… Inês Pedrosa

No dia 25 de Janeiro, terá lugar mais um “À conversa com…”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que visa promover, em torno do livro, o diálogo e a troca de conhecimentos com escritores contemporâneos, proporcionando a oportunidade de conviver de perto com os autores e a sua obra. Pretende-se que seja um espaço de incentivo à leitura, de divulgação das obras dos autores da atualidade, de promoção da cultura e do conhecimento, e, sobretudo, de interação entre o público leitor e os escritores. No mês de Janeiro, a escritora convidada é Inês Pedrosa com o seu romance “Dentro de ti ver o mar”.
Local: Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (Sala Couto Viana), às 21h30.
Mais informações em: http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/


Antnio_Manuel_Couto_Viana

Exposição "António Manuel Couto Viana: Homem do Teatro”

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover a partir de 26 de Janeiro uma exposição de homenagem à vida e obra de António Manuel Couto Viana, nos Antigos Paços do Concelho, decorrendo a respetiva inauguração no dia 26 às 15h.
O ensaiasta, encenador, tradutor, poeta e dramaturgo, nasceu em Viana do Castelo em Janeiro de 1923 e faleceu em Lisboa em Junho de 2010.
É cidadão de mérito da cidade, tendo sido o seu nome atribuído a uma das salas da Biblioteca Municipal.
Consultar programa específico das inicitaivas integradas nesta homenagem, que terão início a partir de 24 de Janeiro, na cidade de Viana do Castelo.
Organização:Câmara Municipal de Viana do Castelo.



Para mais informações contacte: sturismo@cm-viana-castelo.pt

[SUBSCRIPTIONS]