[DATE]

VIANACRIATIVA2

Dias 10 e 11/11 - Viana Criativa  - “Toca-me, Viana”

“Viana Criativa” pretende valorizar os recursos endógenos da região e revigorar a oferta através da criatividade. Esta atividade desafia a sair da perspetiva dos produtos e a viajar até ao campo das sensações, das emoções e dos sentidos humanos. “Os 6 sentidos de Viana do Castelo” acontecem em 3 momentos distintos, associando tematicamente, em cada um, 2 sentidos. No mês de Novembro, realiza-se o segundo destes momentos: é a vez do “Toca-me Viana” – relacionado com o tato e a audição, que integrará uma Mostra de Produtos da Região e da época, Artesanato, Magusto, Atividades Culturais e de Lazer, Wokshops, Experiências e Exposições. A realizar no Largo de S. Domingos, Claustros de S. Domingos e Museu de Artes Decorativas, esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, Associação Empresarial e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Lagarada_2012

Dia 11/11 – Dia Europeu do Enoturismo
10h30 – Recriação de uma “pisada” medieval no lagar rupestre de Cortegaça

Tendo por base princípios técnicos, conhecidos desde a época clássica, o lagar de Cortegaça (Subportela), local onde irá ter lugar a Recriação de uma "pisada" medieval, encontra-se escavado no afloramento granítico e é um testemunho ímpar que atenta a importância da vitivinicultura na região, durante a Época Medieval e Moderna. As dimensões do calcatorium (local onde se pisa a uva) e a abertura para o lacus (pio onde se recolhia o mosto), indiciam que estamos perante um lagar onde o vinho era produzido segundo o processo conhecido como “de bica aberta”, ou seja, fermentando o mosto já depois de acondicionado em vasilhame apropriado. A organização do evento, a realizar no Dia Europeu do Enoturismo, é da Câmara M. Viana do Castelo, com o apoio da Junta de Freg. Subportela.


do_cho_projectil

Dias 17 e 18/11 – Workshop Do Chão: Projéctil 

Dois dias de ação intensiva, a realizar no Museu de Artes Decorativas, em torno da exposição que o Museu de Serralves apresentou "CorpoEspaçoMovimentoCoisas" de Robert Morris, realizado no âmbito do projeto Improvisações/Colaborações, com conceção e orientação de Samuel Silva e Tó Maia. Do Chão-Projétil: Não é um workshop (atelier, oficina, e assim sucessivamente...) nem tem quaisquer intenções pedagógicas, didáticas ou outras finalidades concomitantes. Contudo, não as ignoram.
O chão da Ação é móvel, fértil, especulativo, acidentado e fraturante. Propõe-se um conjunto de ações em que o espaço, corpo, movimento e objeto (coisa) serão, de um modo isolado e combinados entre si, explorados e vivenciados pelos atuantes, garantindo-lhes um confronto com o centro especulativo que Morris propõe. Este projétil tem como alvo (ponto de chegada) a realização de um acontecimento cujos estilhaços resultarão numa exposição. A organização é da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Fundação de Serralves.



logo_congresso_fundo_azul_pt-01

Dias 29 e 30/11 e 1/12 - Congresso Internacional “Energia - Políticas, Inovação e Negócios”

O Congresso Internacional “Energia – Políticas, Inovação e Negócios, a realizar no auditório do Castelo de Santiago da Barra, “constitui uma oportunidade para que investigadores, técnicos e outros profissionais do setor possam partilhar ideias, analisar e discutir o estado atual do conhecimento e das perspetivas futuras da energia. No decorrer das atividades do Congresso será dado grande enfoque às tendências associadas à Energia, em que estará envolvido um grande número de stakeholders representativos ao nível político, académico, institucional e empresarial, e às áreas de oportunidade de negócio para a região, para as suas empresas e instituições, potenciadoras de desenvolvimento e criadoras de riqueza. A organização é da Associação Empresarial, Associação Industrial do Minho e Câmara Municipal de Viana do Castelo. Mais informações em http://www.energiaviana.eu/.




Para mais informações contacte: sturismo@cm-viana-castelo.pt

[SUBSCRIPTIONS]