[DATE]

prog_pscoa_doce_cartaz

Até 9/04 - Páscoa Doce

A comemoração da Páscoa em Viana do Castelo, iniciada no passado dia 25 de Março, com o cortejo da "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na cidade Humana", prolonga-se até ao dia 9 de Abril, com o habitual programa religioso, destacando-se a Procissão do Senhor dos Passos no dia 1, a representação da “Última Ceia” no dia 4, a visita às Capelas e Igrejas no dia 5, a Via-Sacra na cidade no dia 6, a “Mesa dos 3 Abades” – Encontro das Cruzes, nas Neves, no dia 9. Para além do programa religioso, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do programa “Páscoa Doce”, promove o Fim-de-semana Gastronómico, até ao dia 1, a Festa do Doce e do Vinho, até ao dia 9, Literatura a Copo no dia 3 e o concerto da Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro, no dia 7. Consultar programa específico.


De 3/04 a 15/07 - Livre Circulação “Obras da Colecção da Fundação de Serralves”

Livre Circulação é uma exposição que reúne obras de artistas fundamentais das últimas quatro décadas existentes na Colecção da Fundação de Serralves, redefinindo e cruzando os limites da experiência da arte e dos lugares onde ela é apresentada. O confronto individual nessa superação dos limites não diminui a acessibilidade a esse confronto que a exposição propiciará e que o seu título traduz. O conceito de circulação, com a sua inerente mobilidade de pontos de vista e de referências por parte do espectador, é explorado a partir de obras que utilizarão sobretudo a escultura, a pintura, o desenho e o vídeo como suporte. A inauguração decorrerá no dia 3 de Abril, pelas 18h00, com início na Santa Casa da Misericórdia. Outros locais que receberão esta Exposição serão: Museu de Artes Decorativas, Biblioteca Municipal, Casa dos Nichos e Igreja das Almas.

Serralves

Fotografia.CDV.AsCriadas

De 13/04 a 5/05 – “As Criadas”

O Centro Dramático de Viana do Castelo estreia a 13 de Abril, no Teatro Municipal Sá de Miranda, “As Criadas” de Jean Genet, que estará em cena até ao dia 5 de Maio, de Terça a Sábado, às 21h30. Com encenação de João Grosso, conta na interpretação com Ana Perfeito; Elisabete Pinto e Ricardo Simões.
“As Criadas”, Solange e Clara, divertem-se a imitar e criticar a Senhora. As personagens vão fazendo teatro dentro do teatro, trocando de falas várias vezes, encenando e ensaiando a morte da Senhora, numa espantosa e inovadora configuração da agonia de uma classe social. Ao representarem a Senhora, as criadas experimentam a anulação da condição servil. Provocam diversas situações de sentido trágico e cómico, como se estivessem dentro de uma prisão, a prisão própria das criadas, a da submissão e do medo.


De  16 a 21/04 - 3ª Edição dos “Contornos da Palavra”

De  16 a 21 de Abril decorre em Viana do Castelo, a 3ª Edição dos Contornos da Palavra cujo programa, este ano, tem como tema central as “Expressões da Literatura”. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. Contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com  a presença de diversos escritores, bem como Workshops sobre "As Artes visuais na Literatura" e "Escrita Criativa". Realizam-se ainda 2 painéis, às 21h30, na Biblioteca Municipal, no dia 17  "As Artes na Literatura" e no dia 20 "A literatura nas Artes". No dia 21 realiza-se o Encontro de Bibliotecas Escolares. Consultar programa específico.

cartaz_encontros_2012


Para mais informações contacte: sturismo@cm-viana-castelo.pt

[SUBSCRIPTIONS]